Por Ana Helena Melo

 

No último dia 23 de março, sábado, a Associação Esporte e Vida lançou no Ginásio de Esportes de Sobradinho sua Academia de Futebol. O projeto que tem como objetivos gerar empregos, retirar os jovens da ociosidade, da violência e das ruas. Presidiram a mesa do evento: o presidente da Associação Esporte e Vida, senhor Leco Campos, o representante da patrocinadora do projeto – a Companhia Siderúrgica Nacional, o senhor André Isnard, o coronel Amaro, representando a comandante da PM a coronel Sheila Soares, o deputado distrital João Cardoso que na ocasião também representou o vice-governador Paco Britto, o secretário do executivo de Futebol, Apolinário Rebelo, o chefe de gabinete da secretaria de desenvolvimento social, Rogério Ulisses, o subsecretário de administração geral da Codabh, Pedro Henrique Medeiros de Araújo, o senhor Carlinhos Autoshow representando o deputado distrital Robério Negreiros, a representante da GPS Foundation, Kátia Ferreira, o administrador de Sobradinho II, Alexandre Yanez, o presidente do Sobradinho Esporte Clube, Washington Gomes e o administrador de Sobradinho, Eufrásio Pereira.

 

Para o presidente da Associação Esporte e Vida o evento serviu como uma apresentação formal do projeto para as autoridades locais. “Este momento aqui hoje é a realização de um sonho que tenho desde moleque e que meu mestre seu Marinalvo Gomes de Araújo, sempre me motivou a buscar”, conta Leco, que continuou: “Assumo aqui hoje o compromisso de trabalhar pela restauração do nosso ginásio de esportes de Sobradinho”.

 

O administrador regional de Sobradinho, Eufrásio Pereira, aproveitou a ocasião para parabenizar a todas as mulheres, mães e atuantes no projeto pelo mês da mulher, e se colocou à disposição dos presentes: “Coloco desde já a Administração Regional de Sobradinho a disposição dos senhores, para ajudá-los no que for necessário, uma vez que o esporte é esta importante ferramenta de transformação social para nossa sociedade. Mas é importante lembrar que, somado ao talento nato de cada jovem, nós, enquanto Estado, temos que fazer a nossa parte e dar a estes talentos todos os insumos necessários para sua formação, em especial para os jovens da nossa comunidade de Sobradinho”, concluiu Eufrásio.

 

O evento, que homenageou personagens importantes para a Associação, como o senhor Marinalvo Gomes de Araújo, fundador do Estrela Futebol Clube, se encerrou com apresentações de karatê, dança espanhola e dança chinesa.

 

ACOMPANHAMENTO ALÉM DO CAMPO

 

Para a mãe do João Nicolas de 10 anos, senhora Alda Lima, o projeto é uma forma do filho aprender ensinamentos e ter mais disciplina. “Gosto muito deste projeto, e uma forma de ajudar as crianças da comunidade e oferecer possibilidades de crescimento e desenvolvimento educacional”.

 

Outra mãe satisfeita com o projeto é a Andreia Nascimento, mãe do Ítalo Rafael, de 14 anos. Para ela, um ponto super positivo do projeto é que ele oferece palestras de apoio para os pais o que ajudo muito a família na motivação. “As palestras ajudam muito o Ítalo na motivação para ser mais disciplinado e estudar”, conta.

 

MAIS SOBRE A ACADEMIA DE FUTEBOL

 

A Academia de Futebol receberá apenas alunos com boas notas e todos serão assistidos por uma equipe multidisciplinar, com acompanhamento do núcleo familiar e atendimento psicossocial, reunião com os pais, cursos, doação de cestas básicas, oficinas de costura, assistência a mães adolescentes, ações sociais, viagens e audiências públicas.

 

Além do patrocínio com a multinacional Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Associação Esporte Vida mantém parcerias com o Volta Redonda Futebol Clube e Grêmio Audax, além de contar com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

 

Informações sobre o projeto e inscrições acesse: www.esporteevida.com