Aprovação de PLs garante mais liberdade e oportunidades para eventos e comércio no espaço, fruto da articulação política e da pressão da sociedade.
Por Delmo Menezes
Em um dia histórico para a cultura e o lazer em Brasília, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira (22/10) dois projetos de lei que garantem mais liberdade e oportunidades para eventos e comércio no Eixão do Lazer. A iniciativa, fruto da articulação política do deputado Ricardo Vale (PT) e da pressão da sociedade civil, representa uma grande vitória para os amantes da cultura, artistas, comerciantes e para todos aqueles que utilizam o espaço para atividades físicas e lazer.
Após intensos debates e negociações, a CLDF aprovou por unanimidade os PLs nº 1.383/2024 e 1.384/2024, que permitem a regularização de atividades de lazer e eventos culturais no Eixão do Lazer, com a possibilidade de comercialização de bebidas alcóolicas e a presença de food trucks.
“O deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da CLDF, foi um dos principais articuladores e conduziu a votação em dois turnos do PL, que foi aprovado por unanimidade pelos distritais presentes. Sua atuação foi fundamental para garantir a aprovação deste importante projeto, que recebeu elogios de parlamentares tanto da base governista quanto da oposição.” O parlamentar destacou a importância da resistência do setor cultural e do diálogo entre o Legislativo e o Executivo para o desfecho positivo da situação.
“Quero parabenizar o deputado Ricardo Vale que se reuniu com o governo e buscou uma solução rápida para este impasse”, afirmou os deputados Chico Vigilante e Gabriel Magno.
A aprovação dos projetos foi acompanhada por representantes de movimentos culturais, comerciantes e moradores que lotaram as galerias do plenário da CLDF. Diversos deputados celebraram a vitória, como Fábio Felix (Psol), que a considerou “a vitória da cultura no DF”, e Jorge Vianna (PSD), que elogiou o governo do DF pela iniciativa.
O fundador do Choro no Eixo, Márcio Marinho, avaliou que a reocupação do espaço neste domingo foi a resposta da sociedade que vem se apropriando do Eixão. “Não se trata mais apenas das manifestações culturais que estão no Eixão, acho que agora a população pegou o Eixão para si, como sempre foi. É um direito de acesso à cidade que a gente não pode retroceder e perder”, destacou.
A aprovação dos PLs representa um marco importante para a vida cultural e social de Brasília. O Eixão do Lazer, que já era um espaço querido pelos brasilienses, ganha agora um novo status, consolidando-se como um dos principais polos de cultura e lazer da cidade. A vitória é fruto da mobilização da sociedade civil e da articulação política, mostrando a força da união em prol de causas justas.
Fonte: Delmo Menezes, do site Agenda Capital