Presidente do TJDFT discursando no lançamento Mapa da Violência contra a pessoa idosa

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI), lançou, no último dia, 15/4,  a 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF. A solenidade contou com a presença do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, da Vice-Governadora do DF, Celina Leão, representando o Governador do DF, Ibaneis Rocha,  e autoridades do sistema de Justiça e do Poder Executivo local.

Em seu discurso, o Presidente do TJDFT ressaltou a importância em se reunir com as instituições para contribuir com a proteção da pessoa idosa “que é um dever Constitucional, um dever legal”, referindo-se ao Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF. “Ter o diagnóstico é fundamental. As políticas públicas só acontecem com o diagnóstico”. Agradeceu as mulheres que estão à frente das instituições cuidando do tema e encerrou sua fala afirmando que o TJDFT seguirá junto com as instituições “em busca de melhoria na qualidade de vida dos idosos para fazer de Brasília uma  cidade feliz”.

Imagem das autoridades no Lançamento Mapa da Violência contra a pessoa idosa

A Vice-Governadora do DF, Celina Leão, também destacou as mulheres atuantes nas instituições e a gestão do Desembargador Cruz Macedo por ampliar o trabalho com olhar para sociedade. “Os dados não mentem, eles trazem rumos para programar as políticas”, afirmou. Disse ainda que “devemos combater a violência contra o idoso com informação e respeito”.

 “Por intermédio de dados concretos, buscar entender as minúcias das agressões, analisando questões sociais, econômicas e familiares, para que seja possível, de forma pragmática, a elaboração de soluções eficazes. Esse é o objetivo do Mapa”,  declarou o  2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha. Com a 5ª edição do Mapa, espera-se com o documento, elaborado em esforço conjunto, “que possa contribuir efetivamente para a valorização da população idosa, o respeito e a aplicação das normas do respectivo Estatuto.

Além das autoridades mencionadas, compuseram o dispositivo de honra o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur;  o 1º Vice-Presidente, Desembargador Angelo Passareli; a Juíza e Coordenadora da CJI, Monize Marques,  e o Chefe da Defensoria Jurídica da DPDF, Werner Rech, representando o Defensor Público-Geral do Distrito Federal, Celestino Chupel.    

Foto do Presidente do TJDFT com Coordenadores da CJI

Após breves palavras das autoridades, a Juíza Monize Marques apresentou o Mapa aos presentes no lançamento. A 5ª edição revela que 54% do total de agressores são filhos homens; as regiões com percentual mais alto no DF, Lago Norte, Lago Sul, Taguatinga e Sobradinho,  lideram o ranking;  e os tipos de violência praticados: psicológica, financeira, física e negligência.  

A magistrada explicou que as denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa são feitas na sua maioria por vizinhos e, ao investigar, as mães acabam justificando o ato do filho agressor. “A gente precisa buscar ferramentas para dignificar o envelhecimento no DF.  Juntar forças e esforços para proporcionar qualidade até o fim da vida”, finalizou.

Prestigiaram a cerimônia: os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Junior e Caio Brucoli, a Juíza Auxiliar da 1ª Vice- Presidência, Marília Guedes, o  Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Paulo Giordano; a Secretária de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS), Marcela Passamani, o Juiz do TJDFT e Coordenador da CJI,  Alex Costa de Oliveira;  o Promotor de Justiça e Assessor de Políticas Institucionais do MPDFT, Rui Reis Carvalho Neto; a Subsecretaria de Políticas para o idoso, Dolores Ferreira; a Delegada de Polícia e Chefe da Decrin, Ângela Maria dos Santos; o  Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do DF, Mauro Freitas, representando a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos idosos, Maria Helena Moreira; a Defensoria Pública do DF , Amanda Fernandes; Antônio Pires de Oliveira, representando o Presidente da Associação Brasileira do Cidadão Senior, Mauro Freitas; o Presidente da Assejus, Fernando Freitas; o Comandante Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros, o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete e Assessor de Políticas de Segurança e Justiça do DF Nísio Tostes, autoridades, magistrados e servidores.

Confira as fotos do evento no Flickr doTJDFT.

Fonte:  Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, Fotos: : Felipe Costa