Esse será o 15° encontro organizado pela Seduh, buscando as sugestões da população; evento será aberto ao público

Nesta terça-feira (25), você terá a oportunidade de dar sugestões para melhorar Sobradinho. A região receberá a 15ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que irá determinar o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos 10 anos. O evento será promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a partir das 19h, no Centro de Ensino Médio (CEM) n° 1 (Quadra 4, Área Especial 4), com transmissão pelo canal da secretaria no YouTube, Conexão Seduh.

O objetivo é reunir a população para discutir temas importantes para a região, como mobilidade, regularização, meio ambiente, entre outros. Após coletar as sugestões da sociedade, o Plano Diretor será revisado, levando em conta pontos como sustentabilidade, inclusão social, oferta e lazer.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Colina, Francelina Sena, convocou a população de Sobradinho para participar da oficina: “Vamos nos unir, participar, porque a hora é agora. É o momento de darmos nossas sugestões sobre o que é melhor para nossa comunidade.”

Reunião em Sol Nascente adiada

A oficina participativa do Pdot que seria realizada no Sol Nascente/Pôr do Sol, no dia 29 de julho, foi adiada. A mudança ocorreu em decorrência do Decreto nº 44.740, de 18 de julho, que estabelece ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Feminina de Futebol durante a Copa do Mundo deste ano.

Uma nova data para o evento, pensado para a participação popular na revisão de questões urbanísticas da região, ainda será definida e previamente divulgada.

Quem pode participar?

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”

(*) Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Haverá o registro de falas e percepções, debates, mapas para os participantes identificarem suas localidades e demandas, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, que será divulgado posteriormente.

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh ao longo deste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário neste link.

Serviço

Oficina participativa do Pdot – Sobradinho
Data: terça-feira (25)
Horário: 19h
Local: Centro de Ensino Médio n° 01, na Quadra 4, Área Especial 04
Acesso virtual: pelo YouTube, no canal Conexão Seduh.

*Fonte: Agência Brasília, Edição: Vinicius Nader, com informações da Seduh