Antiga reivindicação da comunidade é atendida pelo GDF Presente

Passagem do programa pela região rural deixará 28 quilômetros de estradas rurais revitalizadas | Foto: GDF Presente

A poeira e os buracos deixados pela chuva estão com os dias contados no Núcleo Rural Córrego do Arrozal. Localizada na BR 020, na divisa entre Sobradinho e Planaltina, a comunidade solicita melhorias em suas estradas há duas décadas. Nesta semana, o programa GDF Presente se deslocou para a região e irá trazer uma série de melhorias, entre elas 28 quilômetros de estradas rurais revitalizadas.

“Moro há 30 anos no Córrego do Arrozal e precisamos muito que arrumem nossas estradas. Fiquei feliz com a vinda do GDF Presente”Nicodemes Lopes, conselheiro tutelar e líder comunitário

O Polo Norte do programa vai recuperar quatro estradas vicinais da região, cada uma com 4 quilômetros de extensão. As pistas de terra estão sendo patroladas e serão construídos quebra-molas em cada uma delas. Bacias de águas pluviais também serão colocadas para a passagem da água da chuva. Os serviços, que começaram nesta segunda-feira (24), vão garantir boas condições de tráfego tanto para os moradores quanto para caminhões de produção agrícola da região. A previsão é de que até sexta-feira (28) esteja tudo pronto.

“Muitos chacareiros e produtores circulam por ali. E estava quase intransitável, muitos carros quebrando no trajeto, atrapalhando as entregas. Moro há 30 anos no Córrego do Arrozal e precisamos muito que arrumem nossas estradas. Fiquei feliz com a vinda do GDF Presente”, comemora o conselheiro tutelar e líder comunitário Nicodemes Lopes.

Além das vicinais, a rua da Escola Classe Córrego do Arrozal também será recuperada.  São seis quilômetros de estrada de terra que serão reformados, para futuramente receber o asfalto. A poeira sujava o pátio da escola, além das dificuldades que os ônibus escolares encontravam ao passar pela pista. Na volta às aulas, o tráfego vai melhorar e muito. E a chamada “rua da Caesb”, com mais seis quilômetros, completa o pacote.

Revitalização de estradas melhorará deslocamento de moradores e escoamento de produção | Foto: GDF Presente

“Juntamente com a Administração de Sobradinho, o DER [Departamento de Estradas de Rodagem] e a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] estamos resolvendo esse problema. Há um mês estivemos no Córrego do Arrozal e a recuperação das pistas é prioridade para os moradores. Por ser uma região afastada do centro urbano, eles pensam que não recebem a devida atenção. Estamos visitando toda a área rural de Planaltina”, explica o administrador regional Célio Pimentel.

“As pistas tinham muita ‘costela de vaca’ e os caminhões vinham estragando. Uma hora é a poeira, depois vêm as chuvas. A comunidade vai gostar do resultado”, aposta o coordenador do Polo Norte do programa, Ronaldo Alves. O próximo passo será construir no local uma grande galeria de águas pluviais com manilhas de concreto, em parceria com as administrações regionais.  O planejamento desta obra está em fase de conclusão.

Outras regiões

Na região central de Brasília, o GDF Presente atuou no estacionamento externo do Hospital de Base com uma grande operação de poda de árvores. Dezesseis caminhões de galhos foram retirados por 25 servidores somente nesta segunda-feira.

A entrada do ambulatório muitas vezes não era vista pelos usuários. Agora, o acesso está limpo e visível. A poda segue nesta terça-feira (25).

Poda de árvores facilita acesso ao espaços do Hospital de Base | Foto: GDF Presente

A ação é uma continuidade das obras de revitalização da região no entorno do hospital, que inclui limpeza de bueiros, lavagem e desinfecção de calçadas e vias, além da sinalização do estacionamento, que será pintado e ganhará placas novas. O Polo Adjacente 1 foi o responsável pelas melhorias.

Já o Polo Leste concentra suas ações na cidade de São Sebastião. A 30ª Delegacia de Polícia ganha novo estacionamento para atender à população.

Fonte: Rafael Secunho,da Agência Brasília, Edição: Fábio Góis