sexta-feira, julho 26, 2024
InícioArtigosProcon suspende serviços de 12 empresas de telemarketing do DF por ligações...

Procon suspende serviços de 12 empresas de telemarketing do DF por ligações abusivas

Medida cautelar tem duração indeterminada; empresas que descumprirem decisão podem pagar multa diária de R$ 1 mil. Segundo órgão, telemarketing ativo feito pelas companhias é ilegal.

  (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) suspendeu, por tempo indeterminado, o serviço de telemarketing ativo de 12 empresas da capital, pela prática de ligações abusivas aos consumidores. Com a medida, elas não podem ligar para oferecer serviços a clientes que não tenham demonstrado interesse.

A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (19), e segue determinação do Ministério da Justiça que, na segunda (18), suspendeu atividades de cerca de 180 empresas do setor por todo o Brasil. A maioria é ligada a bancos e instituições financeiras.

Segundo o Procon, em caso de descumprimento, as empresas podem pagar multa diária de R$ 1 mil. As companhias têm dez dias, contados a partir desta terça (19), para recorrer da decisão.

Segue permitido, porém, o funcionamento de outros modelos de telemarketing, como receptivo/passivo e aqueles feitos em casos de cobranças ou doações.

A publicação no DODF afirma que o Procon aplica a suspensão devido à “demonstração de conduta lesiva aos consumidores” por parte das empresas, e diante da “necessidade imperiosa da implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores”.

Para o órgão, o telemarketing ativo dessas empresas é “abusivo” e “ilegal”, por ser baseado na prática de estabelecer contato com o consumidor para oferecer produtos ou serviços sem consentimento deles. O cliente só pode ser abordado por telefone se já tiver manifestado interesse em adquirir serviços.

Confira abaixo as empresas afetadas pela sanção imposta pelo Procon-DF:

Vector Serviços De Atendimento Telefônico Ltda

Tellus Informática e Telecomunicações Ltda

Core Servicos de Call Center e Recuperação de Créditos Eireli

Almaviva do Brasil Telemarketing e Informatica S/A

Bs – Caixa Call Center

Recall Telemarketing Para Empresas

Call Contact Center

Telco do Brasil Call Center

Audac Servicos Especializados de Cobranças e Atendimento Ltda

Streamtel Serviços de Telemarketing Ltda

Explore Call Center Ltda

Cerrado Call Center

Na segunda, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que a pasta, “por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e dos 27 Procons do país, fará uma grande operação contra uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo”.

Procurada pela reportagem, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa o setor, afirmou que “foi surpreendida com a publicação” da medida cautelar. Segundo a entidade, a medida “põe em risco o emprego de mais de 1 milhão de trabalhadores e irá resultar em preços maiores aos consumidores, pois restringe gravemente a competição entre empresas pelo canal telefônico”.

A ABT afirma ainda que vai buscar novo diálogo com o ministério para promover o adequado encaminhamento dessa política pública, sem prejuízo dos trabalhadores e dos consumidores.

“A Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que representa o setor de contact center, apoia estas iniciativas e promove a autorregulação da atividade de telemarketing através do Probare, que prevê padrões rígidos de conduta e boas práticas, como a previsão que veda de novo contato para quem solicitar que não deseja receber novas ofertas. A versão atual do Probare do final de 2019 foi inclusive revisada pela Secretaria de Consumidor do Ministério da Justiça”, diz a entidade em nota.

Fonte: g1 DF

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat