Cinco papagaios foram apreendidos em Sobradinho. As operações visam interromper o mercado ilegal das espécies

 

O mercado ilegal de animais silvestre é a terceira atividade ilícita que mais gera lucro para organizações criminosas do país, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas, estima a Polícia Civil do Distrito Federal. Com o objetivo de combater a prática que explora e contribui para a ameaça de extinção da fauna brasileira, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Ordem Urbanística (Dema) intensifica as ações de resgate a esses animais.

 

No último dia (25/7), cinco aves da espécie Amazona aestiva, conhecida como papagaio-verdadeiro, foram apreendidas em Sobradinho, no âmbito da operação Amazona. Um homem de 50 anos foi levado à delegacia para prestar depoimento e autuado por crime ambiental. Ele foi liberado após  assinar um termo circunstanciado e vai responder judicialmente pelo crime.

 

De acordo com a Deam, o papagaio-verdadeiro é o principal alvo de tráfico devido à beleza e à habilidade de imitar a fala humana. As investigações para combater a atividade se tornaram foco da delegacia já que o Centro-Oeste passou a fazer parte da rota do tráfico de animais silvestres, contribuindo para o comércio ilegal a nível nacional e internacional.

 

Fonte: Bruna Lima/CB – Foto: PCDF/Divulgação