Nadador participou da prova de revezamento 4×100 metros livre misto para deficientes visuais; esta é 2ª medalha dele em Tóquio. Já representantes do atletismo e ciclismo conquistaram 7º e 8º lugar na competição.
Wendell Belarmino Pereira, de 23 anos, é morador de Sobradinho e conquistou 2 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio — Foto: Instagram/Reprodução
Wendell Belarmino Pereira, morador de Sobradinho, no Distrito Federal, conquistou mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, na manhã desta terça-feira (31). O nadador ganhou a prata na prova de revezamento 4×100 metros livre misto para deficientes visuais. Na modalidade, quatro competidores precisam completar o circuito em menor tempo.
O atleta, de 23 anos, já havia conquistado uma medalha de ouro nessas Paralímpiadas, na última sexta-feira (27). Wendell chegou em primeiro lugar nos 50 metros de nado livre e também foi o primeiro do Brasil a garantir uma vaga nos Jogos de Tóquio.
Esta também é a primeira vez que o atleta compete nas Paralimpíadas. Para o jovem nadador, trata-se da realização de um sonho, mas as conquistas também são fruto de muito trabalho. “Eu disse que ia pra Tóquio nem que fosse nadando”, brincou o atleta ao comentar a vitória anterior.
Wendell nasceu com glaucoma congênito e precisou passar por dez transplantes de córnea. Mesmo assim, teve perda gradativa na visão.
O jovem diz que a condição nunca o impediu de praticar esportes. Ele faz natação desde os três anos e chegou a competir no hipismo adaptado. Em 2015, decidiu se especializar na natação. Passou a treinar no centro olímpico da Universidade de Brasília (UnB) e no Colégio Mackenzie. Desde então, Wendell coleciona medalhas.
Fonte: Brenda Ortiz, G1 DF