Por Eurípedes Cardoso dos Santos *
Será instalada hoje no Dnocs de Sobradinho a Paróquia de Nossa da Conceição Aparecida, com a presença da comunidade e de religiosos da Capital Federal. A missa da instalação terá início às 19 horas e será celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo César Costa. Na ocasião, tomará posse como administrador paroquial o Padre Wellington dos Santos Ribeiro.
A PARÓQUIA
Os trabalhos para a transformação da igreja em paróquia se iniciaram em 2012, sob a coordenação do casal Maria Dolores Nunes Ritter e Thomas Tillmann Ritter, voluntários que se encarregaram da administração da construção do templo religioso e integrantes da Pastoral da Criança na comunidade.
O INÍCIO
Tudo começou em abril de 2012 com o empenho do padre italiano Angelo Cerantola em transformar aquela igreja numa paróquia. A missão foi confiada pelo religioso aos voluntários Dolores e Thomas Ritter, que mobilizaram a comunidade na coleta de doações de recursos financeiros e materiais para o cumprimento da missão. Além da construção em alvenaria, a igreja recebeu, ao longo desses nove anos, a doação de obras artísticas, incluindo trabalhos de artistas plásticos da comunidade e até de fora da cidade.
– “Foram trabalhos de intensa mobilização da comunidade, tanto para a construção da alvenaria quanto para a ornamentação, que teve participação dos artistas plásticos Eduardo Monteiro (de Goiânia), meu sobrinho, que se responsabilizou pela elaboração dos painéis da Via Sacra que ornamentam as paredes internas” os quais doei à Paróquia, informa Dolores Ritter.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida resultou do empenho da voluntária na busca de um especialista em escultura em fibra de vidro, em razão de ela própria ter alergia ao material. Em viagem à Europa, Dolores passou por países como Portugal, Alemanha, Itália e outros, na busca de um rosto de esculturas em argila que pudessem melhor inspirar o artista brasileiro que iria fazer o trabalho de escultura da imagem da Santa. Chegou inclusive a esculpir o próprio rosto para servir de base ao projeto. Todavia, acabou encontrando no rosto do próprio padre Ângelo a face ideal.
Ela conta que Eduardo Monteiro foi encontrado em Goiânia/GO, após viagens a algumas cidades (Barreiras/BA, Trindade/GO, Cidade de Goiás/GO). O trabalho do Eduardo foi a coroação da missão. Hoje a imagem de Nossa Senhora Aparecida está fixada à frente da Paróquia e está voltada para a rua que dá acesso à Vila Dnocs, como quem olha pelos moradores do local.
Nas palavras de Dolores, “essa região tem muita criminalidade. Nós esperamos, com o Santuário, atrair mais pessoas para a religião, inspirá-las”.
Além da transformação da igreja do Dnocs em Paróquia, já construída em alvenaria, Dolores tem fé na melhoria do comportamento da comunidade, além de dar mais segurança para a guarda do material utilizado nas atividades da Pastoral da Criança, que dá assistência a jovens da comunidade, como a catequese, o fornecimento de lanches e a realização de trabalhos artísticos que envolvam as crianças em atividades da congregação religiosa.
O padre Ângelo Cerantola, hoje com 87 anos, voltou para a Itália (seu país natal), mas o fruto de seu trabalho está sendo coroado nesta data.
Dolores convida a comunidade sobradinhense a estar presente na missa e prestigiar a nova Paróquia do Dnocs.
________________
(*) Eurípedes Cardoso dos Santos é jornalista e cidadão sobradinhense.