Conheça um pouco dos 3 Deputados Distritais eleitos em 2022, que são moradores de Sobradinho e representam os anseios e demandas da Região Norte do Distrito Federal

  *Blog Eldo Gomes Política no DF

7 coisas sobre o deputado eleito e professor João Cardoso do Avante

João Alves Cardoso nasceu dia 05 de agosto de 1966 em Sobradinho, Distrito Federal, local em que foi criado e reside até hoje. É o caçula dos quatro filhos de João Cardoso da Silva, ex-motorista de ônibus e taxista e Josefa Alves  candangos que chegaram à capital no início de sua construção.

Confira, a seguir, sete curiosidades sobre o deputado:

1| Seus filhos estudaram em escolas públicas

É casado há 30 anos com Regina Célia, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, com quem tem oito filhos: João Paulo, Sara, Pedro, Marcos, Ana Clara, Davi, André e Bruno. Os que ainda estão em idade escolar são alunos da rede pública de ensino, e os mais velhos que já concluíram os estudos são egressos formados integralmente nas escolas públicas do Distrito Federal

2| Exército

Sua formação profissional iniciou-se em 1985, como Oficial do Exército Brasileiro, onde permaneceu por 6 anos. Tendo pedido baixa após recusa de proposta para mudar-se da capital e servir em outro estado, terra pela qual tem muito apego e escolheu para fincar raízes junto a sua esposa.

3| Trabalho e estudos

Começou a trabalhar como Motorista de Transporte Escolar junto de sua mãe e rodomoça, Josefa Alves, atividade que exerceu por dois anos, no período de 1991 e 1992, estudando para concursos públicos nos turnos contrários ao do trabalho.

4| Concurso público

Foi aprovado em seu primeiro concurso público, e em 1993 no cargo de Auditor-Fiscal de Atividades Urbanas da Carreira de Meio Ambiente no Instituto Brasília Ambiental – IBRAM-DF, antiga Fundação Zoobotânica do DF, onde trabalha 40 horas semanais.

5| Formação acadêmica

Posteriormente, já enquanto servidor público, formou-se em Geografia pela Universidade federal do Goiás – UFG e abraçou a carreira do magistério, exercendo concomitantemente o cargo de Professor da Secretaria de Educação do DF com o auditor-fiscal, segundo concurso público para o qual foi aprovado, onde trabalha mais 20 horas semanais.

6| Valores

Mesmo dedicando-se muito ao trabalho, jamais deixou em segundo plano a sua família. Pelo contrário, sua família é o que vem em primeiro lugar. Desde 1990 é casado com Regina Célia, com quem tem seus oito filhos. Nesses 30 anos de casado, João Cardoso declara-se como eterno apaixonado por sua esposa e família, e é por conhecer a importância desta que luta pela defesa das famílias.

7| Defesa da educação

Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, casado com uma esposa também professora e servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, João Cardoso tem como premissa de seu trabalho político a defesa da Educação, tanto com a proposição de leis que melhore a educação do Distrito Federal e contribua com as condições de trabalho dos educadores da região.

 7 coisas sobre o deputado distrital eleito do PT/DF, Ricardo Vale

Ricardo Vale nasceu em Sobradinho DF, cidade que vive até hoje. É desenhista técnico, graduado em marketing e gestão de negócios.

Confira, a seguir, sete curiosidades sobre o deputado do Partido dos Trabalhadores, que acabou de ser eleito:

1| Um dos fundadores do PT

Foi um dos fundadores do Partido do Trabalhadores e hoje é Secretário Geral do PT- DF. Em 2014 se candidatou pela primeira vez para um cargo eletivo, e foi eleito deputado distrital, em 5 de outubro, com 14.223 votos, sendo o 17º candidato mais votado nas últimas eleições.

2| Esporte e lazer

Ao longo de sua trajetória sempre atuou em projetos ligados ao esporte e ao lazer e os consideram poderosos instrumentos de inclusão social, hoje um dos principais incentivadores da prática no DF.

3| Objetivo parlamentar

Ricardo tem o objetivo de potencializar sua ação em defesa das pautas históricas dos trabalhadores e dos movimentos sociais.

4| Engenharia

Ricardo Vale trabalhou por muitos anos em empresas de engenharia e construção da capital do país. Sua trajetória pública iniciou na Administração Regional de Sobradinho, quando assumiu a função de Diretor de Esporte Lazer.

5| Direitos humanos

Também atuou como Assessor Parlamentar na Câmara Federal, diretor do Departamento de Políticas Públicas do Ministério do Esporte e Subsecretário do GDF. Em 2014, disputou seu primeiro cargo eletivo e foi eleito Deputado Distrital pelo PT com mais de 14 mil votos. Na CLDF, presidiu a Comissão de Direitos Humanos.

6| Atuação no PT

Atualmente, é Secretário de organização do PT/DF, e Assessor da Liderança do partido no Senado Federal, é o primeiro suplente do PT na Câmara Legislativa.

7| Militante

Sempre militou nos movimentos sociais, com atuação significativa nos movimentos estudantis, culturais, esportivos e em defesa dos direitos humanos.

 7 coisas sobre a delegada e deputada distrital eleita Dra Jane Klébia

Natural de Brasília, Jane Klebia do Nascimento Silva Reis foi eleita deputada distrital e já foi aprovada em 10 concursos. Ela nasceu em 01/03/1963 e tem 59 anos de idade.

Confira, a seguir, sete curiosidades sobre ela:

1| Filha de nordestinos

Nascida em Sobradinho e moradora da cidade, filha de nordestinos baianos que chegaram a Sobradinho em 1960, quando vieram buscar o sonho da realização familiar na capital do país que acabava de nascer: “Brasília capital da esperança”, dizia a música.

2| O abandono e a relação com Deus

Aos três meses de idade experimenta a primeira grande violência da vida: o abandono paterno que viria marcar para sempre sua vida. Com a ausência paterna, sobrevive sob os cuidados da mãe, Evenita, cuja força de trabalho sempre veio da relação forte com Deus.

3| Auxiliar de enfermagem

Aluna de escola pública, seguia os conselhos da mãe: “Estudar é a única forma que o pobre tem de vencer na vida”. Apegou-se a todas as oportunidades e já aos 18 anos concluiu, com honroso aproveitamento, o segundo grau e alcança seu primeiro emprego no serviço público: tornava-se auxiliar de enfermagem, como sua mãe era.

4| Aprovada em diversos concursos públicos

A inquietação e vontade de construir uma carreira sólida e de bons serviços, a fez seguir estudando e prestando diversos concursos, sendo aprovada em vários deles: Fundação hospitalar, INAMPS, DASP, IDR, PMDF Secretaria de Educação (professor nível II e III), Polícia Civil (Agente de polícia e Delegada de polícia) e delegada da polícia federal. Pós graduou-se em Administração escolar e Polícia judiciária.

5| Delegada

O cargo de delegada de polícia lhe abriu as portas para cargos executivos: Delegada Chefe adjunta da Delegacia do Paranoá (6ª. DP), Delegada Chefe da delegacia de Planaltina (31ª. DP), chefe da Controladoria da CODEPLAN, Chefe da procuradoria jurídica da FAPDF, Secretaria de Estado da Secretaria de políticas para Criança, adolescente e Juventude do DF, Administradora das cidades de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal.

6| Pautas

Suas principais pautas são: os direitos das mulheres do DF, segurança pública, educação, direitos das cidades, política para infância e juventude, defesa das instituições públicas, funcionalismo público, direito das minorias, dentre outros.

7| Objetivo

Esse é seu desafio: ajudar outros a construirem suas histórias e conquistar seus direitos garantidos pela Constituição.

(*) Fonte: Blog Eldo Gomes Política no DF, com adaptação de Jr Nobre/JS – Fotos : Divulgação