Terraplanagem de 6 km e recuperação do sistema de drenagem da pista, uma extensão da DF-250 Leste, beneficia comunidades na divisa DF-GO

Uma estrada de terra arrumada que fará diferença tanto no Distrito Federal quanto em Goiás. Comunidades beneficiadas do lado de cá do rio Maranhão, na Fercal, e também do lado de lá, no estado vizinho. E, assim, o GDF Presente encerrou mais uma semana de trabalhos naquela região administrativa.

Com a melhoria na estrada, agricultores que produzem amendoim, milho e mandioca terão mais facilidade de escoar para o DF sua produção, o que antes era dificultado pelas condições da via | Foto: GDF Presente

Operários do Polo Norte do programa e da Administração Regional da Fercal executaram 6 km de terraplanagem e recuperação do sistema de drenagem da pista, uma extensão da DF-250 Leste. Ali, a cerca de 25 km da sede da administração, está o assentamento rural Maranhão, que abriga famílias de chacareiros.

“Fizemos o nosso trabalho e beneficiamos igualmente dois núcleos rurais. Isso é gratificante”

Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte do GDF Presente

A via não-pavimentada também dá acesso à comunidade rural do Fundão, na região de Planaltina (GO). Agricultores que cultivam amendoim, milho e mandioca estavam com grande dificuldade de escoar sua produção – muito consumida no DF -, tendo pela frente uma via esburacada e intrafegável.

“Fizemos o nosso trabalho e beneficiamos igualmente dois núcleos rurais. Isso é gratificante”, alegra-se o coordenador do polo, Ronaldo Alves. Um maquinário grande foi usado na ação: cinco caminhões do polo, dois da Novacap, um pá carregadeira e uma patrol.

Segundo o administrador da Fercal, Fernando César Lima, a agricultura familiar é o que alimenta a região. “Ali temos tanto o assentamento Maranhão quanto o Contagem, que também produz banana e grãos”, informa. “Agora, a expectativa é que a prefeitura da cidade goiana continue a recuperação da estrada lá no Fundão”, explica.

Queima Lençol

O núcleo rural Queima Lençol também recebeu os cuidados do GDF Presente. Uma das principais vias de acesso ao local, com 1 km de extensão, será pavimentada com bloquetes e receberá meios-fios. Esta é a primeira de várias estradas que receberão o serviço.

Antes dos bloquetes chegarem, vem a preparação da pista: as equipes começaram a executar a rede de captação de águas pluviais por toda a avenida. Cerca de 2 mil pessoas que vivem no bairro serão beneficiadas.

Fonte: RAFAEL SECUNHO, da Agência Brasília, Edição: ROSUALDO RODRIGUES