Referência em educação profissional, SENAI abriu, nos três primeiros meses deste ano, mais de 8.400 vagas gratuitas em cursos de formação inicial e técnica de nível médio

A brasiliense Ana Beatriz Moura, de 17 anos, engrossa a lista de 580 mil estudantes do ensino médio (regular ou EJA) que frequentam cursos tecnológicos no país, de acordo com a Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) do IBGE, divulgada em junho.

Preocupada com o futuro, ela concluiu o curso de Sistema de Controle de Qualidade na unidade do SENAI Gama, no ano passado. Em 2019, aproveitou oportunidade oferecida pela empresa onde é jovem aprendiz e passou a estudar para ser Assistente Administrativo.

“Eu acho muito importante porque é muito aprendizado. É uma ótima escola, com ótimos professores, então além do curso ajudar bastante, ensina a subir na carreira, almejar o que você quer”, ressalta a estudante.

Com um PIB industrial de R$ 9,7 bilhões, o Distrito Federal é responsável por 0,8% da indústria nacional. Os setores de construção civil e serviços industriais de utilidade pública são os que mais demandam mão de obra e geram renda à economia local.

Vagas abertas

O SENAI tem quatro unidades no Distrito Federal, em Brazlândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga. No ano passado, foram feitas aproximadamente 28 mil matrículas em cursos de aperfeiçoamento, de aprendizagem, de qualificação e técnicos, nas opções presenciais e a distância.

Apenas nos três primeiros meses deste ano, foram oferecidas mais de 8.400 vagas gratuitas, ou seja, sem nenhum custo aos estudantes, em cursos de formação inicial e técnica de nível médio. São quase 350 cursos ofertados pelo SENAI-DF, com turmas abertas conforme demanda.

Atualmente, a instituição está com 2 mil vagas com matrículas abertas para cursos de assistente administrativo, desenhista mecânico, eletricista, instalador residencial, técnico em eletromecânica, técnico em edificações, cozinheiro profissional e alinhamento e balanceamento de rodas, entre outros. Algumas dessas vagas são gratuitas, destinadas a pessoas de baixa renda.

Para mais informações sobre os cursos, acesse sistemafibra.org.br/senai ou ligue (61) 4042-6565.

 

Fonte: Juliana Gonçalves/ Agência do Rádio