Ao todo, oito times locais confirmaram participação no Campeonato Candango feminino. Torneio tem estreia prevista para 3 de setembro

Campeonato Candango feminino
Foto: Lucas Bolzan/FFDF

O Campeonato Candango Feminino de 2022 está com formato e demais detalhes definidos. Na manhã desta sexta-feira (5/8), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) reuniu os clubes em encontro do Conselho Arbitral da competição no restaurante Fausto e Manoel, no Lago Sul, e confirmou regulamento e outras informações da elite do torneio local. Nesta temporada, oito equipes estarão em campo.

Com pontapé inicial marcado para 3 de setembro, o Candangão Feminino terá a participação de Ceilândia (de volta ao torneio após ficar fora no ano passado), Cresspom, Estrelinha, Legião, Minas Brasília, Real Brasília, Capital e Sobradinho (caras novas na disputa). O número de clubes confirmados é dois a mais do que a disputa de 2021. Em relação à última temporada, a Aruc aparece como única ausência. As finais serão em 5 e 12 de novembro.

O regulamento da disputa foi praticamente mantido. Os oito clubes confirmados no Candangão Feminino jogarão a primeira fase em um grupo único. Todos jogos entre si apenas uma vez, totalizando sete rodadas. Porém, em 2022, foram instituídas semifinais. Assim, os quatro melhores seguem e se enfrentam em partidas de ida e volta. A decisão será realizada no mesmo modelo.

Foto: Lucas Bolzan/FFDF

Atual tricampeão do Campeonato Candango Feminino, o Real Brasília surge como time a ser batido na temporada. As Leoas do Planalto chegam ainda mais impulsionadas pelo bom desempenho na Série A1 do Campeonato Brasileiro. Bem na Série A2, o Minas Brasília busca quebrar a hegemonia do rival. Rebaixado na elite nacional, o Cresspom luta para se reerguer no certame local.

Em 2021, o Ceilândia ficou de fora após não conseguir cumprir o prazo de inscrição estipulado pela FFDF. Após o forçado ano sabático, a equipe retorna ao certame. Representante do Distrito Federal na Série A3, o Legião é outro confirmado no torneio, assim como o Estrelinha, figurinha frequente na disputa. Capital e Sobradinho ampliam o projeto de futebol feminino ao entrarem na disputa.

Além do título de campeão local, a competição de futebol feminino definirá o representante do Distrito Federal na Série A3 do Campeonato Brasileiro. Se o campeão candango for Real Brasília, Minas Brasília ou Cresspom (times que já têm vagas nos torneios nacionais garantidas em 2023), o time classificado será imediatamente o subsequente. Todo o torneio terá transmissão na plataforma Eleven Sports.

Primeira rodada
Real Brasília x Estrelinha
Legião x Ceilândia
Cresspom x Capital
Minas Brasília x Sobradinho

Fonte: Distrito do Esporte