Há quem acredite que o atual administrador regional da Fercal caiu de paraquedas na cidade, a verdade é que existe uma ligação bem íntima com a região que vem desde a infância. Contrariando umas poucas opiniões, o profissional da área de administração empresarial que há 18 anos atua no serviço público, mostrou que o perfil técnico aliado à sua visão comunitária caiu no gosto da comunidade e hoje é considerado um dos mais atuantes gestores que já assumiu o cargo. Ele acredita que o sucesso do trabalho vem do empenho de toda a equipe e da visão do governador Ibaneis Rocha, a quem se refere com muito carinho. Lembra também que as destinações parlamentares são bem-vindas e vão ser bem empregadas na cidade. De acordo com Fernando, nesse primeiro ano à frente da Administração regional da Fercal o contato mais próximo com os moradores foi importante para identificar as maiores carências da população. Ele pontuou a continuidade dos trabalhos nas comunidades sempre com os programas de Governo. Lembra que o começo foi com o SOS DF e vai seguir com o GDF Presente e Administração nas Comunidades que deram um grande suporte com perspectiva de em 2020 ser ainda melhores.  

JS- Qual a sua relação com a Fercal?

FG – Tenho um carinho imenso pela Fercal. Desde criança frequento a região, a maior diversão que eu tinha era descer com alguns amigos e andar de bicicleta, tomar banho nos rios e pegar manga na cidade. Ainda na adolescência, acompanhei muito minha mãe nos trabalhos dela por lá. Quando trabalhei na câmara Legislativa fui o responsável setorial da hoje Região Administrativa XXXI, onde tenho muitos amigos, inclusive, de infância.

JS- Qual a leitura que você faz sobre o governador Ibaneis Rocha?

FG – O governador Ibaneis Rocha tem o perfil empreendedor com uma visão de crescimento. E a Fercal e o Distrito Federal precisavam justamente desse perfil, pois encontravam-se em situação de abandono. E a ideia de emponderar os administradores regionais e dar suporte com os programas SOS DF e GDF Presente, as melhorias nas comunidades são evidentes. É uma honra fazer parte da equipe do governador Ibaneis.

JS- Quais as maiores dificuldades que você enfrentou neste ano à frente da Administração Regional da Fercal?

FG – Certamente a falta de estrutura e insumos. Encontramos uma cidade com inúmeras demandas, sensação de abandono, sem maquinários mínimos, sequer carrinho de mão, pás, enxadas tinham à disposição. Mas graças a Deus, com muito trabalho, criatividade e o suporte da Secretaria das Cidades, Novacap e Secretaria de Governo, nós conseguimos colocar a casa em ordem.

JS- Quais as maiores conquistas desta gestão?

FG – Podemos listar várias. A pavimentação em bloquetes em frente às escolas e postos de saúde nas áreas rurais, merecem um destaque especial. Essas comunidades sofriam muito com poeira e lama. Uma obra que trouxe mais qualidade de vida para os moradores, servidores e toda comunidade escolar. Além dessa obra, as obras de iluminação pública na Boa Vista; implantação de Pontos de Encontro Comunitários em quatro comunidades; reforma de seis quadras poliesportivas; construção e reforma de dez mil m² de calçadas com acessibilidade em diversas comunidades; construção de quatro novos estacionamentos que beneficiam hoje moradores, igrejas e comércio. Por fim, estamos com o contrato assinado para implantar iluminação de LED na área central e a construção da Biblioteca Comunitária no Lobeiral.

JS- Qual o planejamento que você tem para 2020?

FG – Para o próximo exercício segue nosso planejamento:

·         Reforma do posto de saúde do Catingueiro;
·         Pavimentação com bloquetes em várias comunidades;
·         Implantação de iluminação de LED;
·         Pavimentação da DF 326;
·         Recapeamento da DF 2015;
·         Reforma e ampliação da sede da Administração;
·         Inauguração da UBS do Lobeiral;
·         Construção da Biblioteca Comunitária no Lobeiral;
·         Construção de galerias de águas pluviais;
·         Construção do Espaço do Caminhoneiro.

JS- Se tivesse que dizer algo ao governador Ibaneis Rocha, o que diria?

FG – Que continue firme nessa pegada, com ânsia de crescimento. Creio que sob a sua batuta, a Fercal e todo o DF crescerá mais que todas as gestões anteriores.

JS- Fim de ano, de ciclos, reinício de novas jornadas. Para quem o administrador Fernando Gustavo mandaria um recado e qual seria?

FG – Para a população da Fercal que tem nos acolhido com muito carinho, nos dando apoio. Garantimos que em 2020 estaremos ainda mais próximos de todos vocês.
Sem dúvidas, o sucesso dessa gestão passa pela participação ativa da nossa comunidade. Vamos fazer sempre o melhor, pois: É TEMPO DE AÇÃO!

(*) FG – FERNANDO GUSTAVO LIMA DA SILVA, JS – JORNAL DE SOBRADINHO


Fonte: Redação/Jornal de Sobradinho – fotos: Arquivo Administração Regional da Fercal – Exclusivo para o Blog do Emicles & Portal do Jornal de Sobradinho e Impresso, Edição nº 365 referente a 1ª Quinzena de Dezembro de 2019