sábado, setembro 7, 2024
InícioAgriculturaCodevasf participa do I Encontro de Cultura e Negócios dos Países de...

Codevasf participa do I Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa

A Codevasf recebeu no último dia (9), na sede da empresa, em Brasília, participantes do I Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa, para apresentar as principais ações da Companhia. O evento, que segue até sábado (13), é realizado pelo Instituto Jovem Exportador (IJEx) e tem o objetivo de reunir representantes governamentais, empresários, acadêmicos e jovens empreendedores dos países lusófonos — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

20240709_125041.jpg

Na oportunidade, o diretor da Área de Revitalização e Desenvolvimento Territorial da Codevasf, José Vivaldo, fez uma apresentação geral sobre a empresa. Segundo ele, a Companhia atua hoje em 3,11 milhões de quilômetros quadrados, quase 40% do território nacional. São 15 estados e o Distrito federal, 22 bacias hidrográficas principais e 2.688 municípios.

O diretor informou que a Codevasf, ao longo de sua trajetória, teve momentos intensivos de cooperação técnica. “Inclusive agora temos uma cooperação em execução em Angola. Avalio que essa identidade e o desafio que nós temos a superar juntos nos mantém firmes e unidos. Também aproveito para colocar toda a estrutura da empresa à disposição para que a gente consiga evoluir”, complementou.

20240709_102641.jpg

Já a gerente-executiva da Área de Administração e Tecnologia da Companhia, Rosangela Soares, destacou a experiência e as parcerias realizadas pela Codevasf. “É uma empresa de desenvolvimento, que gera emprego, renda, esperança e dignidade, e pode contribuir com países que têm os mesmos desafios que a gente, mesmas necessidades que a nossa população, o nosso público-alvo, e assim podemos unir forças para um mundo melhor”, explicou.

DSC_9447.JPG

Em seguida, o gerente de Planejamento e Apoio à Produção, Alberto Silva, apresentou os projetos públicos de irrigação e o Polo de Fruticultura Vão do Paranã; o gerente de Desenvolvimento Territorial, Walber Santana, os Arranjos Produtivos Locais (APLs); a analista em Desenvolvimento Regional Maria da Conceição Silva, o Projeto Amanhã; e o coordenador da Rota das Frutas Ride/DF, Luiz Curado, a Rota da Fruticultura.

Também participaram do evento a secretária-executiva da Área de Irrigação e Operações da Codevasf, Andréa Rachel Ramos, representando o diretor Napoleão Casado, e o presidente do IJEx, Ronan Pires.

DSC_9446.JPG

Visita técnica à propriedade agrícola

Como parte das atividades do encontro, a Codevasf realizou uma visita técnica ao Sítio Cerrado Blue, situado no Núcleo Rural Sobradinho I, no Distrito Federal. Além de técnicos da empresa, estiveram presentes participantes do encontro, integrantes da Rota da Fruticultura – Ride/DF e do IJEx.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 16.55.50.jpeg

O objetivo foi apresentar uma atividade agroecônomica de estrutura familiar, de baixo investimento, que pode trazer um alto retorno. O sítio e faz parte de um grupo de pequenas propriedades de agricultura familiar que recebem apoio da Rota de Fruticultura com mudas e assistência técnica.

Os visitantes tiveram acesso a informações importantes, como período de colheita e poda, capacidade de produção, tipo de preparação do solo, forma de irrigar, de comercializar, além do fruto in natura e o potencial comercial do mirtilo.

O grupo pôde percorrer a propriedade, conhecer o pomar, o sistema e os equipamentos de irrigação, além das técnicas utilizadas para o cultivo.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 16.55.47.jpeg

Missão de cooperação internacional em Angola

Uma delegação brasileira, formada por técnicos da Codevasf, participa, neste mês de julho, de uma missão de cooperação internacional em Angola para capacitar técnicos angolanos e disseminar experiências na promoção do desenvolvimento regional por meio da agricultura irrigada e de sequeiro.

A iniciativa faz parte do Programa de cooperação técnica “Desenvolvimento de regiões irrigadas e políticas de apoio à agricultura familiar” de Angola, no Vale do rio Cunene, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Doze técnicos angolanos serão capacitados pelos técnicos da Codevasf para terem conhecimentos na área de topografia, pedologia e drenagem.

Fonte: Ascom/Codevasf

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

casibomdeneme bonusuMARSJOJO
error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat