sábado, junho 22, 2024
InícioCidadesCentro de Tradições Populares de Sobradinho oferece oficina gratuita de Tambor de...

Centro de Tradições Populares de Sobradinho oferece oficina gratuita de Tambor de Crioula

Oficina ocorre nos dias 19 e 20 de outubro e 9 de novembro no Centro de Tradições Populares, na quadra 15, Área Especial 2, em Sobradinho.

Não é só no Norte e no Nordeste que têm Bumba Meu Boi. Essa tradição do folclore popular chegou aqui no Distrito Federal em 1963, com o mestre e pioneiro Teodoro Freire, o eterno “Seu Teodoro”, em Sobradinho. Teodoro era um maranhense apaixonado por essa tradição. Nascido em 9 de novembro de 1920, estaria completando, em 2019, 99 anos de idade. A história dele se confunde com a história do grupo “Bumba Meu Boi de Seu Teodoro”. Ao longo desses anos, o grupo vêm realizando diversas atividades de valorização da cultura popular no Centro de Tradições Populares, um dos territórios culturais mais importantes do DF.

 

Nos dias 19 e 20 de outubro e em 9 de novembro, o Centro de Tradições Populares vai oferecer uma oficina gratuita de tambor de crioula. A oficina faz parte das atividades oferecidas pelo circuito de culturas populares e afro-brasileiras, projeto idealizado pelo Instituto Candango de Culturas Populares, fomentado pela Fundação Palmares e produzido pela Rosa dos Ventos Produções. A apresentadora Isabela Azevedo conversou sobre essa oficina e sobre a atuação do grupo com Guarapiranga Freire, também conhecido como Guará, filho de Teodoro e atualmente responsável pelo grupo, e com Fernando Alexandre, um dos integrantes. O Centro de Tradições Populares fica na quadra 15, Área Especial 2, em Sobradinho.

 

 

Fonte: EBC

 

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat