O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Sobradinho II promoverá, na próxima quarta-feira (15), uma caminhada em prol da luta antimanicomial. A atividade terá concentração às 9h, na praça da AR 13, em frente à Unidade Básica de Saúde 3, de Sobradinho II.

“Esta é uma semana que marca a saúde mental. Nosso objetivo é trazer os usuários, a população e as lideranças para caminharem conosco”, destacou a gerente do Caps AD, Sara Sousa.

A realização da caminhada é uma forma de lembrar o dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Trata-se de um movimento que busca a efetividade dos direitos das pessoas em sofrimento mental e que defende a liberdade e o direito do paciente de viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham de abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Para a caminhada, que terá um percurso de aproximadamente 1,5 km, da UBS 3 ao estacionamento da Feira Permanente de Sobradinho II, são esperadas mais de 50 pessoas. O evento conta com o apoio da Superintendência da Região de Saúde Norte, Administração Regional de Sobradinho 2, Caesb, Policia Militar, Detran, BRB e outras instituições.

DIÁLOGO – No dia 16 de maio, ainda lembrando a luta antimanicomial, o Caps AD de Sobradinho II realizará uma roda de conversa, às 9h, na unidade, para discutir os aspectos da saúde mental. Líderes comunitários, representantes da saúde mental, usuários e a população em geral estão convidados. Para participar, basta comparecer ao local.

 

 

Por Fábio Magalhães, da Agência Saúde-Arte: Rafael Ottoni/Saúde-DF