Defesa Civil declara estado de alerta no DF por causa da baixa umidade do ar

A estiagem também traz outros problemas, um deles é a restrição no abastecimento de água

 

Após três dias com umidade entre 12% e 20%, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil declarou, nesta sexta-feira (4), estado de alerta no Distrito Federal. A medida sugere que a população tome cuidados neste período para minimizar os impactos na saúde.

 

O subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, alerta para o cuidado especial com crianças e idosos. “É necessário ter atenção especial com estes públicos, pois são os mais afetados neste período”.

 

As principais recomendações do órgão são:

Evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h;
Aumentar a ingestão de líquidos;
Evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete
Evitar o uso excessivo de ar-condicionado;
Usar protetor solar.

Além do estado de alerta, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade em mais dois tipos: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias e o de emergência, quando a umidade ficar abaixo de 12% por dois dias consecutivos.

 

Restrições no abastecimento de água

 

A estiagem também traz outros problemas para a população, um deles é a restrição no abastecimento de água, devido aos baixos níveis em alguns reservatórios que abastecem o Distrito Federal.

 

Nesta tarde, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) apresentou para a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o Plano de Restrição para o Sistema de Abastecimento de Água nas cidade de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina.

 

Ação ocorrerá porque o reservatório da Bacia do Pipiripau está com baixo volume de água. E terá vigência a partir deste sábado (5) até a próxima sexta-feira (11).

 

Fonte: Francine Marquez/ Diário do Poder