O “Eternize” começa nesta sexta-feira, 9, e levanta o assunto entre os jovens com rodas de conversas, apresentações artísticas e manifestações do Hip Hop

Pensando em combater a violência nas escolas, o projeto “Eternize” chega, nesta sexta-feira, 9, a três instituições de ensino de Planaltina e Sobradinho. O objetivo é levar debates e informações importantes aos alunos do Centro Educacional Vale do Amanhecer, Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho I e Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho II. 

O “Eternize” conta com a participação do Jhon MC, dos dançarinos Bboy Kamon, Bboy Migaz e Bgirl Nay e o DJ Jannu nas pickups. A montagem dos espetáculos é da diretora artística Sandra Kelly. E, ao final, o projeto deixará um legado para as escolas participantes com os seus muros contendo obras-de-arte (grafite) de um dos artistas mais reconhecidos do DF, o grafiteiro Pena, mostrando que ali o projeto se fez presente.

O projeto cultural é idealizado pela fotógrafa Ananda Oliveira e será feito a partir de rodas de conversas entre artistas e pessoas do movimento hip hop que irão falar sobre o assunto abertamente. Em cada instituição, integrantes da ação farão uma visita prévia para conhecer os alunos individualmente e, assim, entender sua realidade e visão acerca da violência. “Não estamos entrando nas escolas para ficar naquilo de ‘não pode isso, não pode aquilo’. Vamos consolidar uma obra sociocultural que será capaz de dialogar com os jovens através da música, dança e do grafite”, afirma Ananda. 

A partir dos dados coletados, será elaborado todas as apresentações e conversas, levando espetáculos inéditos com base nas informações de cada escola, colocando os jovens no papel de protagonistas e co-autores da proposta. Além disso, a iniciativa levará apresentações musicais, artísticas e didáticas integradas aos quatro elementos da cultura Hip Hop (MC, break dance, grafite e DJ), tudo de acordo com a intenção de conscientizar os estudantes e buscar construir uma sociedade melhor.

Serviço

Projeto de enfrentamento à violência nas escolas – Eternize

Data: A partir do dia 9 de setembro, até passarem por todas as escolas.

Local:

Centro Educacional Vale do Amanhecer

Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho I

Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho II

Fonte: Suzanny Costa – Trapézio Comunicação