A presença do corona vírus mudou o mundo. Serão alterações permanentes e irreversíveis, não veremos apenas mudança da rotina nesses meses de isolamento. Andar no shopping, ver um filme no cinema, praticar esportes coletivos, ir à escola, certamente será diferente a partir de agora. Seja bem vindo ao novo mundo! Esteja preparado.

Prever e analisar cenários futuros podem moldar o sucesso dos nossos negócios. Em meio as limitações que a tecnologia nos apresenta. Faz-se necessário que cenários futuristas que antes eram apenas prováveis, hoje já começam a fazer parte da nossa realidade, Observe a seguir:

Fim do século 20. A chegada da pandemia marca o fim do século 20 e apresenta ao mundo os limites da tecnologia. Afinal de contas, ela não foi capaz de solucionar e resolver todos os problemas enfrentados pelo Corona Vírus.

A recuperação dos efeitos do coronavírus podem demorar dois anos. Os impactos sem precedentes na história recente impõem ao mundo grandes transformações na política, economia, negócios, relações sociais, cultura, psicologia social e no modelo de cidade, entre outras coisas. O ponto de partida são os efeitos da pandemia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, calcula que sejam necessários pelo menos 18 meses para haver uma vacina contra o novo vírus. Nesse cenário, como a sociedade viverá nesse processo? Como ficam as atividades de lazer, cultura, gastronomia, entretenimento e religião durante esse período? O que mudará depois? Em meio às incertezas, há sinais que nos permitem algumas reflexões.

É certo que a pandemia antecipou mudanças que já estavam em curso. Lembra das reportagens de grandes shoppings centers fechados nos EUA? e que seriam a realidade em muitos lugares no mundo? ISSO É UMA REALIDADE HOJE.

Além disso, o mundo acelerou situações como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a atenção ao ativismo social.

Outras mudanças que talvez não fossem tão perceptíveis, agora ganham novo sentido diante da revisão de valores como por exemplo: o fortalecimento de valores como solidariedade e empatia, e a reflexão da vida baseada no consumismo e no lucro a qualquer custo. Exemplos desse fenômeno observamos em todos os lugares do mundo. No DF, por exemplo: um grupo de lideranças comunitárias criaram “OS AMIGOS DO BEM” com o objetivo de arrecadar alimentos e distribuir as famílias carentes da região. O mesmo ocorre nas comunidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.

A vida será diferente, é possível que sejamos mais amáveis e empáticos com as pessoas, mesmo que pelo caminho, ainda vejamos colapsos no sistema alimentar mundial, durante esse momento de transição. Quanto mais rápido nos adaptarmos ao novo modelos social, melhor será os resultados e menos sofrimento teremos nesse processo.

Confira as 10 tendências para o mundo pós-pandemia:

1. Revisão de crenças e valores – As crises obrigarão as comunidades a se unirem e trabalharem mais como equipes, nas comunidades, entre funcionários de empresas, e isso pode afetar os valores daqueles que vivem esse período, seremos menos individualistas a partir de agora. Observe a quantidade de campanhas em prol dos mais necessitados em suas diferentes áreas.


2. Mudança de hábitos de consumo – A crise financeira decorrente da pandemia será um divisor de águas. A partir de agora, as pessoas estarão revisando seus hábitos de consumo. Chega ao fim a cultura do consumo desenfreado. A reflexão sobre o modelo capitalista baseado pura e simplesmente na maximização dos lucros para os acionistas será intensificada. As organizações voltadas exclusivamente para resultados financeiros, incentivo ao consumo, produção em massa, custos baixos, e maximização de vendas, será coisa do passado.


Hoje, faz-se necessário pensar no valor concedido às pessoas, no impacto ambiental, na geração de um impacto positivo na sociedade ou no engajamento com uma causa. A confiança será um diferencial para o mercado de trabalho visto que os colaboradores, a partir de agora já atuam profissionalmente no home office, o que antes era uma alternativa, passa a ser uma necessidade. Já estamos repensando o modelo de sociedade do consumo e a refletir o que é essencial.


3. Reconfiguração dos espaços do comércio – A pandemia vai acentuar o medo e a ansiedade das pessoas e estimular novos hábitos. A partir de agora, os cuidados com a saúde e o bem-estar, que estarão em alta, e devem se estender aos locais públicos, especialmente os fechados. Muitos shoppings deverão rever o seu formato de negócio. No comércio local, bares, restaurantes, cafeterias, academias e coworkings, redesenharão seus espaços para reduzir a aglomeração e facilitar o acesso a produtos de higiene, como álcool em gel. Já pensou em utilizar objetos compartilhados por dezenas de pessoas por dia? Os espaços compartilhados, têm nessa pergunta um grande desafio nesse novo cenário.


4. Novos modelos de negócios – Muitos negócios tendem a se tornar Delivery. Com a possibilidade de novas ondas da pandemia num futuro próximo, o setor de restaurantes deve ficar atento a mudanças no seu modelo de negócios, e os serviços de entrega vão continuar em alta e podem se tornar a principal fonte de receita em muitos casos.


5. Experiências culturais imersivas – Como resposta ao isolamento social, os artistas e produtores culturais passaram a apostar em shows e espetáculos online. Vejamos o sucesso do Gustavo Lima e de outros artista sertanejos. Os tours virtuais a museus farão parte da rotina e esse comportamento deve evoluir visto que as pessoas não deixarão de querer conhecer outras culturas e diferentes lugares no mundo.


6. Trabalho remoto – O que antes era uma alternativa, agora será uma realidade. O trabalho home office, de freelancer e profissionais liberais vai crescer ainda mais. Com a pandemia, mais empresas de diferentes portes passarão a se organizar para trabalhar com esse modelo. Além disso, o trabalho remoto evita a necessidade de estar em espaços com grande aglomeração, a exemplo de ônibus e metrôs, especialmente em horários de pico.


7. Morar perto do trabalho – Essa já era uma tendência, e agora vai se tornar um objeto de desejo para muitas pessoas. No Brasil em especial, morar longe do trabalho será algo cada vez mais caro e desinteressante tanto para quem contrata, quanto para quem trabalha.8. Shoppings virtuais – Com o isolamento social. As vendas pela internet explodiram. Lojas que até então se valiam apenas do local físico. Agora terão cada vez mais espaços de divulgação virtual.


9. Busca por novos conhecimentos – Num mundo em constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é questão de sobrevivência no mercado. A era de incertezas aberta pela pandemia aguçou o sentimento das pessoas em estudar. Nesse primeiro momento, cursos online já são uma realidade, e com o objetivo de aprender coisas novas, muitos empregos estão sendo fechados, algumas atividades perdem espaço, enquanto outros serviços ganham mercado.

10. Educação a distância – Se a busca por conhecimento está em alta, o canal para isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se acelerar exponencialmente. Neste contexto, uma nova figura deve entrar em cena: os mentores virtuais. Surgiram novas plataformas ou serviços que conectam mentores e professores a pessoas que querem aprender sobre diferentes assuntos.

Fonte: https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-13/como-o-coronavirus-vai-mudar-nossas-vidas-dez-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia.html, acessado em 19/04/2020 com atualizações e releitura realizada por Márcio Portilho às 13h15.