A Academia de Letras e Belas Artes de Sobradinho – idealizada em 29 de novembro e oficializada em 13 de maio de 2022, prepara-se para festejar seus primeiros três anos de existência, exatamente quando a Cidade-Arte do DF celebra os seu 65º anos de fundação.
Em sintonia com o Estatuto da entidade, a ALAS referendou alguns nomes da atual diretoria da entidade para um novo mandato de quatro anos, em eleição realizada na manhã do último dia 26 de abril, na Administração Regional de Sobradinho.
Uma programação que vai destacar a produção literária dos seus membros e as demais áreas artísticas e culturais da região está em elaboração para ser apresentada, na noite de 14 de maio, no sarau comemorativo do terceiro aniversário da Alas e do 65º aniversário de Sobradinho.
A Academia de Letras e Belas Artes de Sobradinho tem como patronesse Dulcina de Moraes, atriz e fundadora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e da Fundação Brasileira de Teatro-FBT, falecida em 1996.
Além da diretoria eleita, a ALAS compõe-se de 40 cadeiras literárias, sendo que 22 das quais já estão ocupadas. A nova diretoria, composta por sete membros e mais seis novos acadêmicos, deve ser empossada na noite de 14 de maio.
A Alas não tem apoio do poder público e funciona provisoriamente na casa da presidente, no bairro Nova Colina, sob o CNPJ 49.585.682/0001-30. Os ocupantes das cadeiras são escritores e artistas locais, convidados pela diretoria. Eles próprios apontam os patronos de suas cadeiras.

A presidente Rosemaria Alves dos Santos trabalha no sentido de fazer da ALAS uma entidade dinâmica, que vai além de eventos internos e possa desenvolver atividades que envolvam a comunidade, como saraus, feiras, oficinas, publicação e lançamento de livros e encontros literários.
Ela tem muita clareza de como esse dinamismo deve se dar na prática: “Durante a realização de uma feira literária, podemos ter diversas atividades culturais paralelas, como um artista pintando um quadro ou um cantor interpretando suas canções” explica.

A presidente da ALAS está muito envolvida com os festejos do terceiro aniversário da Alas e convida escritores, artistas, professores, estudantes e a comunidade para a Sarau comemorativo da noite de 14 de maio, no Teatro de Sobradinho.
O sarau vai contar integrantes dos diversos segmentos da arte local, como teatro, música, cinema, produção acadêmica e literária, além da presença de autoridades regionais, agentes culturais e personalidades relevantes do Distrito Federal.

A DIRETORIA DA ALAS ESTÁ ASSIM CONSTITUÍDA
Rosemaria A dos Santos – presidente
Delnilo Ribeiro Nogueira – vice presidente
Janilce Rodrigues – secretaria
Edilson Lopes da Silva – Tesoureiro
CONSELHO FISCAL
Luiz de Oliveira Gomes Neto
Jocevaldo Gomes dos Santos
Hermes de Souza Cavalcante

Fonter: José Edmar Gomes/Jornalista – Crédito Fotografico: Mª Edna G. Santos