Infraestrutura, educação, cultura e esporte são pilares do mandato de Ricardo Vale na cidade
Filho da região e em seu segundo mandato legislativo, o deputado Ricardo Vale (PT/DF) acumula sua atuação parlamentar com a vice-presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Chegando à metade da legislatura, em entrevista exclusiva, ele celebra as conquistas das quais atuou em áreas como infraestrutura, educação, cultura e esporte. O parlamentar também comenta como lida com as cobranças do eleitorado da cidade, a alegria de ver o Leão da Serra de volta à Série A do Candangão e o apoio que recebe da família em uma rotina exaustiva.
“O trabalho na política não é fácil, mas as pessoas bem-intencionadas não podem ficar paradas. Precisamos estar nesses espaços e atuar pelo bem de todos, principalmente dos mais vulneráveis”, defende o parlamentar.
Confira a seguir a entrevista na íntegra com Ricardo Vale.
Qual é o seu balanço do último ano de trabalho pelo DF e por Sobradinho?
“O último ano foi marcado por avanços importantes na cidade e em todo o DF. Conseguimos destinar recursos significativos para infraestrutura, com quase 4 milhões de reais em asfalto novo e recapeamento, além de 8 milhões para drenagem de águas pluviais. Também reforçamos nosso compromisso com a educação, aplicando mais de 2 milhões no PDAF para as escolas locais e avançando na articulação para a criação do Instituto Federal de Brasília em Sobradinho II. Na cultura e no esporte, destinamos recursos para valorizar nossos artistas e fomentar a prática esportiva, como nos campeonatos amadores e na melhoria do Estádio Augustinho Lima.”
Como o senhor lida com as cobranças dos vizinhos e amigos da cidade por melhorias em Sobradinho sem esquecer do restante do DF?
“Estar próximo da comunidade é um privilégio e uma responsabilidade. Sobradinho é minha casa, e ouvir as demandas diretamente dos moradores me permite atuar com mais assertividade. Ao mesmo tempo, tenho um compromisso com todo o DF e procuro balancear as prioridades, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente para atender às necessidades de todas as regiões.”
Recentemente, o senhor está vivendo na pele a incerteza de morar em um condomínio que, por não estar regularizado, foi ameaçado de demolição. Há algo que possa ser feito para que o senhor e os demais moradores do Condomínio RK não sejam prejudicados?
“Essa é uma situação delicada que evidencia os desafios da regularização fundiária no DF, um problema que atinge milhares de famílias. Tenho acompanhado o caso de perto e, como morador do RK, compartilho as preocupações dos meus vizinhos. Estou em interlocução direta com a Terracap para que a diretoria do condomínio possa dar início ao processo de regularização o mais rápido possível. Posso assegurar que nenhuma casa será derrubada e que os moradores terão a segurança jurídica necessária para permanecerem em seus lares. Continuamos firmes nesse diálogo, buscando uma solução justa e definitiva.”
O senhor destinou importantes recursos para a educação, apoiou muitos artistas locais e campeonatos de esporte amador. Essas poderiam ser elencadas como prioridades do seu mandato para Sobradinho?
“Sem dúvida. Sempre defendi que educação, cultura e esporte são pilares fundamentais para o desenvolvimento social. Investir nesses setores é investir no futuro. Seja garantindo uma educação de qualidade, promovendo o acesso à cultura ou incentivando o esporte, cada ação tem como foco melhorar a vida das pessoas e fortalecer nossa comunidade. Continuaremos trabalhando para que essas áreas sigam trazendo resultados concretos para Sobradinho e para o DF.”
E o Leão da Serra parece que acordou, não é mesmo, deputado? Como o senhor concilia a atuação na diretoria do clube com o mandato e com a sua família? Afinal, o senhor é casado e tem três filhos.
“Fico muito feliz com a retomada do Leão da Serra. O futebol sempre foi uma paixão para mim, mas sei equilibrar as responsabilidades. Minha atuação no clube é voluntária, estou na retaguarda como presidente de honra, confio muito no trabalho da nossa diretoria e dos patrocinadores, o Leão da Serra voltou pra ficar. Quanto à família, tenho o privilégio de contar com o apoio e a compreensão de todos. O trabalho na política não é fácil, mas as pessoas bem-intencionadas não podem ficar paradas. Precisamos estar nesses espaços e atuar pelo bem de todos, principalmente dos que mais precisam. Então, eles entendem que o trabalho na política é uma missão. Por isso, cada conquista é também dedicada a eles e às pessoas que acreditam em nosso trabalho.”
Fonte: Com informações da Comunicação Ricardo Vale , Fotos Divulgação / Arquivo RV