Fernando Fidelis, do Blog do Fidelis, dá mais um susto em amigos e familiares. Na quinta (6/12), o blogueiro foi internado às pressas na UTI do Hospital Santa Helena após sentir fortes dores no peito. Ele depende de doações de sangue do tipo O+ para seguir com tratamentos. Interessados podem recorrer ao Hemocentro São Lucas, no Lago Sul.
Os resultados dos exames apontam para um derrame pleural e o estado de saúde de Fidelis foi agravado por uma crise de anemia falciforme. O também assessor parlamentar na Câmara Legislativa do DF segue estável, mas conta com a ajuda da população do DF para dar continuidade ao tratamento.
Mobilização que deu certo
Em junho de 2011, Fidelis virou manchete dos principais jornais após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e passar quatro dias na UTI do Hospital de Sobradinho. Na época, o blogueiro enfrentou dificuldades de atendimento, já que médicos e enfermeiros estavam em greve. O caso gerou comoção entre blogueiros e colegas, que deram início a uma campanha virtual, que chegou contar com o apoio personalidades políticas, como Celina Leão (PP) e Eliana Pedrosa (Sem partido).
Até mesmo o então senador Álvaro Dias, candidato à presidência da república na época, denunciou o descaso do governo local no plenário do Senado Federal. Pressionada, a Secretaria de Saúde do DF interferiu para que o tratamento de Fidelis desse início, após dias de espera em uma maca no corredor do hospital. Dias mais tarde, amigos e familiares comemoraram a alta de Fidelis, que também foi divulgada por meio de nota oficial do Governo do DF.
Os interessados em ajudar o blogueiro devem ter o tipo sanguíneo O+ e comparecer ao Hemocentro São Lucas do Lago Sul, indicando a doação para Fernando Fidelis Santana. O hospital está localizado no SHIS QI 15, bloco O, sala T 8 A (térreo). Quem não puder doar, mas quiser ajudar o blogueiro, basta divulgar a campanha nas redes sociais.
Requisitos para doação:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);
– Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
– Não estar em uso de medicamentos;
– Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
– Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis;
– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar duas horas antes da doação.
Importante:
– Doador com menor de 12 anos deverá vir acompanhado de outro adulto para cuidar da criança.
– O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar.
– Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem. Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.