Os recursos para a execução do serviço, no valor total de R$ 644 mil, são provenientes das emendas parlamentares

Uma das principais vias do Setor de Mansões de Sobradinho II, a QMS 13 está mais iluminada | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

A Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Secretaria de Obras e Infraestrutura estão ajudando na segurança pública de 25 mil pessoas que residem no Setor de Mansões de Sobradinho II. Os moradores agora podem caminhar em avenidas mais iluminadas, o que dificulta a ação de criminosos e aumenta a sensação de proteção.

A CEB e a Secretaria de Obras começaram a trocar as luminárias convencionais dos postes dessas localidades por lâmpadas de LED, cujo raio de alcance chega a ser maior que o das comuns, pois possuem seis vezes mais potência e a possibilidade de gerar uma economia de até 60%. Além disso, lâmpadas de LED são fabricadas para transformar energia absorvida em luz, em vez de convertê-la em calor.

Ao todo serão substituídos 986 pontos de luz amarela por branca, que é a tonalidade da lâmpada de LED. A ação faz parte do projeto de eficientização energética. Os recursos para a execução do serviço, no valor total de R$ 644 mil, são provenientes das emendas parlamentares dos deputados distritais Rafael Prudente e Robério Negreiros.

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, uma boa iluminação está totalmente relacionada a uma população mais segura. “Esse é um projeto muito importante para Sobradinho II. A luz é um instrumento de proteção do cidadão, reduz a sensação de insegurança e permite um melhor aproveitamento do espaço público a noite”, afirmou.

Comerciantes aprovam

Uma das principais vias do Setor de Mansões de Sobradinho II, a QMS 13 está mais iluminada desde quando a CEB e a Secretaria de Obras substituíram por equipamentos de LED as lâmpadas convencionais dos postes instalados ao longo da avenida rodeada por comércio, deixando o lugar mais claro durante a noite.

A iniciativa foi aprovada pelos comerciantes da quadra. Para o caixa de supermercado Inaelton da Silva, 25 anos, quanto mais iluminada a porta do comércio, menos risco de assalto. “A iluminação intimida os bandidos. Agora, está bom de se trabalhar aqui”, destacou.

Moradores também

Mas não foram somente os donos de lojas que aprovaram a melhoria. A professora Simone Limas, 37 anos, mora perto do comércio da QMS 13 e costuma ir a pé ao supermercado onde Inaelton trabalha como caixa. Ela contou que, com a nova iluminação, se sente segura para fazer o percurso. “Quanto mais luz, menos risco de assalto ou qualquer tipo de violência contra a gente”, disse.

Fonte: Ary Filgueira, da Agência Brasília