O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abriu nesta segunda-feira, 12 de setembro, 545 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional nas escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga. As inscrições podem ser feitas até 4 de dezembro, enquanto houver vagas, pelo site cursos.senaidf.org.br.

Este é o quinto edital do Programa Senai de Gratuidade Regimental publicado em 2022, que destina vagas de qualificação profissional para pessoas de baixa renda, preferencialmente trabalhadores empregados ou desempregados.

Há capacitações nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gráfica e Editorial, Madeira e Mobiliário, Metalomecânica, Refrigeração e Vestuário. As cargas horárias variam de 200 a 366 horas de aulas e as turmas são nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Os cursos são nas modalidades presencial e semipresencial, com 80% das aulas realizadas de forma virtual e 20% feitas presencialmente, uma vez por semana, nas escola do Senai-DF em que o aluno se matriculou. Ao final da formação, o aluno recebe um certificado.

Inscrição
Para se inscrever, é preciso acessar o site cursos.senaidf.org.br, escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

Os pré-requisitos variam conforme o curso e a idade mínima para matrícula nos cursos ofertados neste edital é de 16 anos. É possível matricular-se simultaneamente em mais de um curso do Programa Senai de Gratuidade Regimental, desde que as turmas sejam em turnos diferentes.

Chamamento
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos para confirmação da matrícula, de forma presencial, quando a turma atingir o quantitativo de alunos necessários.

O prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas. Candidatos menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos pais ou de responsável legal no momento da matrícula. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565.

Clique aqui para baixar o edital nº 5 de 2022 do Programa Senai de Gratuidade Regimental.

Fonte: Nilson Carvalho, Foto: Helio Montferre/Senai-DF – 6.2.2019, Assessoria de Comunicação do Senai-DF