O Senac-DF vai ofertar 4.383 vagas em 81 cursos técnicos e de formação inicial e continuada que iniciarão as aulas a partir de abril. As vagas disponibilizadas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e são destinadas às pessoas de baixa renda. A inscrição deverá ser realizada a partir do dia 26 de fevereiro até 12 de março, pelo site do Senac (df.senac.br/inscricao-psg). Cada candidato poderá se matricular em até dois cursos, desde que sejam realizados em turnos diferentes. O edital está disponível no link df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas.

As turmas ofertadas serão desenvolvidas na modalidade presencial nas unidades de Ceilândia, Gama, 903 Sul, Setor Comercial Sul (Jessé Freire e Gastronomia), Sobradinho, Taguatinga e Ações Móveis (empresas parceiras), porém, enquanto o Senac-DF constatar que há a necessidade de adoção de medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus, as atividades educacionais serão desenvolvidas com apoio de recursos tecnológicos (atendimento remoto), e/ou com atividades flexíveis entre presencial e remoto conforme protocolos internos.

Para participar dos cursos do Programa Senac de Gratuidade é necessário possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos; ter idade igual ou superior à idade mínima exigida para acesso ao curso; ter a escolaridade exigida para o curso escolhido; e não ter evadido ou desistido de outro curso PSG, com prazo igual ou inferior a um ano da data de evasão ou desistência.

A classificação dos inscritos obedecerá aos seguintes critérios: atendimento aos requisitos de acesso, ordem de inscrição e quantidade de vagas ofertadas no curso escolhido. O resultado da classificação será divulgado no dia 23 de março no site do Senac-DF: http://www.df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas

Neste edital serão oferecidos dez cursos técnicos: Design de Interiores, Administração, Contabilidade, Finanças, Informática, Logística, Nutrição, Produção de Moda, Recursos Humanos e Secretariado, com carga horária que varia entre 800 e 1200 horas. Os demais são cursos livres (formação inicial, aperfeiçoamento ou atualização), destinados a quem quer ingressar, se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos em determinada área. Entre eles estão Auxiliar de Cozinha, Barbeiro, Bartender, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Branding e Marketing de Moda, Cabeleireiro, Camareira, Confeiteiro, Construção de Websites com PHP e MySQL, Consultoria de Estilo – Personal Stylist, Costureiro, Cozinha: Gestão de Processos e Pessoas, Depilação Masculina, Depilador, entre outros. 

Confira abaixo os cursos ofertados por unidade.

SENAC CEILÂNDIA

Cursos: Administrador de Banco de Dados, Assistente de Pessoal, Assistente de Secretaria Escolar, Faturamento de Serviços de Saúde, Manicure e Pedicure, PHP com MySQL, Recepção em Serviços de Saúde, Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Logística, Técnico em Produção de Moda e Vitrinista.

Total de vagas: 485

.

SENAC GAMA

Cursos: Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Barbeiro, Cabeleireiro, Costureiro, Faturamento de Serviços de Saúde, Maquiador, Operador de Computador, Recepção em Serviços de Saúde, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico em Recursos Humanos.

Total de vagas: 476

SENAC JESSÉ FREIRE (SCS)

Cursos: Administrador de Banco de Dados, Assistente de Pessoal, AUTOCAD – Desenho de Ambiente em 2D, Branding e Marketing de Moda, Consultoria de Estilo – Personal Stylist, Operador de Computador, Sketchup – Desenho de Ambientes e Objetos em 3D, Técnico de Design de Interiores, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Técnico em Secretariado.

Total de vagas:  340

SENAC 903 SUL

Cursos: Faturamento de Serviços de Saúde e Recepção em Serviços de Saúde.

Total de vagas: 80

SENAC SOBRADINHO

Cursos: Administração em Serviços Hospitalares, Análise de Faturamento de Serviços de Saúde, Assistente de Secretaria Escolar, Barbeiro, Cabeleireiro, Estamparia – Design de Superfície, Modelista, Operador de Computador, Recepção em Serviços de Saúde, Recepcionista, Recepcionista de Eventos, Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint e Técnico em Contabilidade.

Total de vagas: 261

SENAC TAGUATINGA

Cursos: Administração de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria; Administração em Serviços Hospitalares, Agente de Alimentação Escolar, Análise de Faturamento em Serviços de Saúde, Assistente de Pessoal, Autocad – Desenho de Ambientes em 2D, Auxiliar de Cozinha, Construção de Websites com PHP e MySQL, Controle de Fluxo de Caixa e Ponto de Equilíbrio, Depilação Masculina, Depilador, Desenvolvimento de Equipes, Design de Sobrancelhas, Faturamento de Serviços de Saúde, Gastronomia para Pessoas com Restrições Alimentares, Gestão e Práticas Logísticas no E-commerce, Inteligência Emocional e Vendas, Manicure e Pedicure, Maquiagem Social, Microsoft Power BI Básico, Microsoft Power BI Avançado, Operador de Computador, Preparo de Alimentos Congelados, Recepção de Serviços de Saúde, Recepcionista, Recursos de Glosas Aplicados ao Faturamento de Serviços de Saúde, Salgadeiro, Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint, Técnico em Contabilidade, Técnico em Finanças e Técnico em Nutrição e Dietética.

Total de vagas: 955

SENAC GASTRONOMIA

Cursos: A Arte de se Comunicar e Vender Mais, Açougueiro, Auxiliar de Cozinha, Bares e Restaurantes: Gestão Operacional, Bartender, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Camareira(O) em Meios de Hospedagem, Cozinha: Gestão de Processos e Pessoas, Desenvolvimento de Equipes, Elaboração de Cardápios: Planejamento e Precificação, Estratégias de Negociação com Fornecedores, Excelência em Atendimento e Vendas, Garçom, Gastronomia para Pessoas com Restrições Alimentares, Liderança,

Liderança Coach, Organizador de Eventos, Padeiro, Pizzaiolo, Planejamento e Estratégias de Empreendedorismo para o Comércio, Recepcionista, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Salgadeiro, Sushiman, Sustentabilidade Aplicada à Cozinha, Técnicas Básicas para Cozinheiro e Técnicas de Produção de Pães Caseiros e Artesanais.

Total de vagas: 736

SENAC AÇÕES MÓVEIS

Museu de Brazlândia

End.: Área Especial 1 Norte, Rua do lago.

Cursos: Assistente de Secretaria Escolar, Cabeleireiro e Salgadeiro.

Total de vagas: 60

Administração Regional de Samambaia

End.: Quadra 302 conjunto 13 Lote 05 – Centro Urbano

Cursos: Depilador, Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Maquiador.

Total de vagas: 100

Casa Azul

End.:  QN 311 Conjunto 3 – Área Especial – Samambaia Sul

Cursos: Assistente de Logística, Barbeiro, Operador de Computador e Padeiro.

Total de vagas: 100

Instituto Meninos do Pôr do Sol

End.: SHPS Q 303 – Pôr do Sol/Ceilândia

Cursos: Design de Sobrancelhas e Depilador.

Total de vagas: 60

Administração Regional do Paranoá

End.: Praça Central, s/n – lt 1

Cursos: Cabeleireiro, Maquiador e Vendedor.

Total de vagas: 80

CAPEMI

End.: Estrada Vale do Amanhecer DF 10 – Planaltina

Cursos: Assistente de Crédito e Cobrança, Assistente de Pessoal, Barbeiro, Cabeleireiro, Confeiteiro, Costureiro, Depilador, Design de Sobrancelhas, Maquiador, Pizzaiolo, Salgadeiro e Vendedor.

Total de vagas: 400

Administração Regional do Riacho Fundo

End.: AC 03 Lote 06 Praça Central Riacho Fundo I

Curso: Operador de Computador

Total de vagas: 20

Administração Regional de Santa Maria

End.: QC1, Área Especial, Lote B

Cursos: Análise do Comportamento do Consumo, Barbeiro, Costureiro, Maquiador, Operador de Computador, Pizzaiolo e Salgadeiro.

Total de vagas: 180

Administração Regional de São Sebastião

End.: Q. 101 – São Sebastião

Cursos: Assistente de Secretaria Escolar, Cabeleireiro, Costureiro, Depilador, Modelista, Operador de Computador e Planejamento de Demanda.

Total de vagas: 140

Igreja Comunidade Santo Antônio

End.: QNR 03/04 – Sol Nascente

Cursos: Confeiteiro e Padeiro.

Total de vagas: 40

Fonte: Silvia Melo