Localizada na Vila Buritizinho, UBS beneficiará cerca de 13,8 mil pessoas
O edital da licitação para construir mais uma unidade básica de saúde (UBS) no Distrito Federal foi publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do DF. Desta vez, o local beneficiado será a Vila Buritizinho, em Sobradinho II, que receberá um reforço na assistência à população, sendo capaz de atender aproximadamente 13.800 pessoas.
Localizada na quadra 5, Área Especial 1, a obra da nova UBS está orçada em R$ 3,2 milhões (mais precisamente, R$ 3.255.353,05). O valor é o estimado para a contratação da empresa responsável pela construção.
Leia tambémUBS, UPA ou hospital: em qual unidade buscar atendimento?
De acordo com a Subsecretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Secretaria de Saúde, depois que o processo licitatório for concluído, a previsão é de que as obras sejam iniciadas até o segundo semestre deste ano.
Assim como as outras quatro UBS em licitação, no Paranoá Parque, Jardins Mangueiral, Vale do Amanhecer e Sol Nascente/Pôr do Sol, a unidade da Vila Buritizinho terá em torno de 870 metros quadrados de área útil. O projeto arquitetônico inclui salas de acolhimento, de vacina, de espera, de reunião, almoxarifado, fraldário e banheiros com acessibilidade, entre outros espaços.
A nova estrutura foi projetada para comportar quatro Equipes da Saúde da Família (ESF). Cada uma delas formada por médico, enfermeiro, técnicos de Enfermagem e agentes comunitários de saúde.
“A nova unidade vai atender a uma população vulnerável e dentro do seu território, proporcionando um acesso oportuno e melhor assistência à população”, ressaltou a diretora da Atenção Primária da Região de Saúde Norte, Renata Marcês.
Licitações
Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde tem publicado editais de licitação para contratar empresas para construir as novas UBS. O primeiro foi lançado em 3 de maio para o Paranoá Parque, que beneficiará cerca de 24 mil pessoas.
Para o Jardins Mangueiral, a licitação foi divulgada em 7 de maio e deverá atender cerca de 17 mil moradores da região.
O terceiro edital foi direcionado ao Vale do Amanhecer, em Planaltina, para beneficiar cerca de 20 mil pessoas.
A quarta licitação, lançada em 26 de novembro, destinou-se ao Sol Nascente/Pôr do Sol e atenderá cerca de 24 mil pessoas.