Foto: Divulgação/Gianetti Sena

Caio Bonfim é um dos grandes nomes da marcha atlética brasileira e também mundial. Aos 32 anos, o atleta natural de Sobradinho-DF vive um dos melhores momentos da sua carreira. O brasiliense terá um novo desafio, irá disputar o Mundial de Atletismo, que será em Budapeste, na Hungria.

Pela 1ª vez, o mundial acontecerá em dois anos consecutivos. Por causa da pandemia, houve o adiamento das Olímpiadas de Tóquio 2020, e o Mundial, que seria em 2021, aconteceu em 2022, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos. O torneio sempre é realizado em anos anteriores e posteriores aos jogos olímpicos.

Grande fase

Caio tem vivido um grande momento nos últimos anos e tem sido um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Só em 2023, Caio já foi prata no Grande Prêmio Internacional de Rio Maior, em Portugal, e nos 10 km do II Grande Prêmio Internacional Finetwork Madrid de Marcha Atlética, na Espanha.

Além disso, o marchador venceu os 20 km do 2º Korzeniowski Warsaw de Marcha Atlética, em Varsóvia (Polônia), e faturou a prata em Dudince (Eslováquia) na modalidade de 35 km. O último título foi conquistado em Brasília, quando venceu a Copa do Brasil, essa que foi a 12ª edição em que ele venceu.

O atleta de Sobradinho sempre esteve ranqueado no top 10 da marcha atlética e agora não será diferente. No ranking mundial, Caio chega como o segundo melhor da prova de 20km e nos 35km, ele é o sexto colocado.

Além da fase atual, o marchador tem experiência em grandes competições. Foi 4º lugar no Rio 2016, bronze no Pan 2015 e prata no Pan 2019. Em Tóquio 2021, Caio foi bem colocado na 13ª posição. No Mundial de 2022, em Oregon, o atleta ficou na 6ª posição nos 20km e nos 35km. O destaque brasiliense já está garantido também nas Olimpíadas de Paris 2024.

O Mundial começa já neste sábado (19) e será concluído no domingo (27). A primeira prova de Caio será no primeiro dia de competições, quando o brasiliense compete na prova de 20km. A segunda prova será na quarta-feira (24), nos 35km. As duas provas serão transmitidas pelo SporTV.

Fonte:dfesportes.com