Obra direta do DER vai beneficiar cerca de três mil pessoas, entre elas 320 famílias de produtores rurais

A comunidade rural Córrego do Ouro, na região administrativa da Fercal, ganhou uma ponte totalmente reformada. A envelhecida estrutura de madeira deu lugar a um elevado feito de metal, com capacidade para suportar cinco vezes mais peso (até 30 toneladas). Cerca de 3 mil pessoas, entre elas 320 famílias de produtores rurais, serão beneficiadas.

A ponte da VC 201 é a terceira reformada pelo GDF na Fercal só neste ano. Em julho, duas passagens existentes nas redondezas já haviam sido trocadas, uma localizada sobre o Rio Maranhão e outra sobre o Córrego Ribeirão.

A passagem reforçada vai garantir mais segurança para os motoristas e os veículos de carga, que escoam a produção agrícola da região. A melhoria também se estende aos estudantes da Escola Classe Córrego do Ouro, que em tempos de aulas presenciais passam diariamente pela ponte.

O comerciante e produtor Rafael Ribeiro, 67 anos, é proprietário de um rancho na região. Além de uma pequena criação de gado e porco, a família dele tem um restaurante e um mercadinho a 200 metros da ponte.

“A gente fica muito agradecido com o que o governo tem feito. A ponte de madeira não aguentava não, estava muito prejudicada”, explica Ribeiro.

“Agora, vamos receber mais gente aqui no rancho. E vai ser bom porque muitos caminhões com mercadoria estavam evitando passar por ali, o que é ruim para o comércio”, acrescenta.

Maior durabilidade e segurança

A ponte nova mantém os mesmos 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura da anterior. A base foi reforçada para evitar qualquer dano causado pela erosão. “Fizemos uma base segura com defensas metálicas para proteger os taludes. Algo que é visto nas grandes estradas por aí. Ficou muito bom o resultado”, destaca o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Jr.

A reforma foi financiada com recursos e mão-de-obra do próprio DER e contou com o trabalho de dez servidores além do apoio da Administração Regional da Fercal.

“Aumentamos a capacidade da ponte em cinco vezes, visto que a de madeira suportava apenas 6 toneladas. E a durabilidade também será maior, de pelo menos uns 20 anos”, explica o analista de gestão e fiscalização do DER, Paulo Izidoro. Outra vantagem, o técnico destaca, é que a estrutura metálica raramente precisa de manutenção.

“Não raro tinha caminhão que descia parte da carga e os funcionários atravessavam a pé com os produtos na mão. Agora, pode passar com tranquilidade”, acrescenta o engenheiro.

“Há muitos anos a comunidade pede a troca do assoalho da estrutura, onde já podiam ser vistos alguns vãos de mais de 30 centímetros”, revela o administrador Fernando Gustavo. “Vamos beneficiar muita gente das comunidades do Córrego e da Batalha. São regiões fornecedoras de hortifrutigranjeiros e onde se cria gado. Além de centenas de moradores, é claro”, celebra.

A ponte da VC 201 é a terceira reformada pelo GDF na Fercal só neste ano. Em julho, duas passagens existentes nas redondezas já haviam sido trocadas, uma localizada sobre o Rio Maranhão e outra sobre o Córrego Ribeirão.

Fonte: Rafael Secunho, da Agência Brasília, Edição: Carolina Jardon