No último dia (12/11), a Câmara Legislativa promoveu uma sessão solene inédita em homenagem aos terceirizados, estagiários e reeducandos da Casa. A iniciativa é do deputado distrital João Cardoso (Avante), que é conhecido por interagir com os servidores em seus postos de trabalho. Durante o evento, o parlamentar abriu mão dos serviços terceirizados de apoio ao plenário e redirecionou sua própria equipe para servir café e água aos participantes.

Auditor e professor da rede pública, que é católico e militar da reserva, o parlamentar tem seguido à risca sua missão de servir ao próximo. De acordo com João Cardoso, a iniciativa busca não só prestar uma justa homenagem aos cerca de 170 terceirizados (faxineiros, vigilantes, brigadistas, recepcionistas, copeiras e técnicos de manutenção predial e refrigeração), 110 estagiários e 4 reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso; mas cobrar valorização, dignidade e respeito.

“Aprendi a trabalhar como família e a respeitar o próximo, seja ele quem for. Todos nós somos iguais e somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Assim, pautei minha atuação durante minha vida, como servidor, funcionário, pai de família e como patrão (em casa).”, afirmou.

Ao homenagear os presentes, o distrital destacou a qualidade dos serviços prestados pelos cerca de 343 colaboradores e o bom funcionamento da CLDF. Também se comprometeu a difundir na Casa mais respeito, dignidade e humanização, deixando seu gabinete à disposição dos servidores. O evento também contou com a entrega de moções de louvor.

“É amando o próximo que o mundo poderá mudar. Parabenizo vocês pelo trabalho de vocês, pelas pessoas que vocês são. Aqui, vocês têm um gabinete à disposição de vocês.”, finalizou. 

Respeito ao servidor

Servidor de duas carreiras, João Cardoso tem como uma de suas principais bandeiras a defesa do servidor. Antes mesmo de assumir o mandato, em dezembro, se reuniu com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF. Em seu primeiro mês de mandato, em fevereiro, promoveu uma também inédita audiência pública para debater as condições de trabalho dos servidores da CLDF. Em outubro, o parlamentar confirmou seu compromisso com a categoria ao integrar a Frente Parlamentar em Defesa das Estatais.

“Eu falei que não entraria aqui (CLDF) sem a permissão dos servidores. São eles os verdadeiros guardiões desta Casa de Leis do DF. Os deputados estão apenas de passagem”, discursou, durante a homenagem aos terceirizados.

Comporam a mesa diretiva desta solenidade o representante dos estagiários de Ensino Superior, Danilo Araújo de Almeida; a representante dos estagiários de Ensino Médio, Amanda Adriane Miranda; as encarregadas da Limpeza, Elza Oliveira Sinval e Lucineide Souza Alves; o representante da área da Limpeza, Paulo Lopes de Paula; o chefe da seção de Segurança Patrimonial, Flávio Azevedo Mineiro; e o chefe da Segurança, Akira Valadares.

Fonte: Clarice Gulyas – Foto: Divulgação