domingo, junho 23, 2024
InícioCidadesEstudantes de Sobradinho vivenciam cultura irlandesa pelo Embaixadas de Portas Abertas

Estudantes de Sobradinho vivenciam cultura irlandesa pelo Embaixadas de Portas Abertas

Programa visa apresentar diferentes realidades aos jovens brasilienses e promover a cidadania global por meio de intercâmbios

| Foto: Brenda Hada / Secretaria de Relações Internacionais

 

Na manhã desta quinta-feira (7), estudantes da Escola Classe Basevi visitaram a Embaixada da Irlanda pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), iniciativa do Governo do Distrito Federal coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

 

O momento do encontro presencial dos alunos com o corpo diplomático representou a consolidação do conteúdo que vinha sendo estudado nos últimos meses em sala de aula sobre o país, sua cultura, história, geografia e outros aspectos de interesse para estudos que visam a formação deles como cidadãos globais.

 

Logo na chegada, eles foram recepcionados pelo Embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, que os deixou à vontade para fazer perguntas e saber mais sobre o país e as dependências da representação diplomática.

 

Ainda de maneira descontraída e vestindo camisetas com estampas da Irlanda, o chefe de missão adjunto, Declan Heery, e a assessora da embaixada, Vânia Brandão, apresentaram as questões de conhecimentos gerais e puderam exemplificar sobre cultura irlandesa, com destaque para danças e esportes.

 

Sessões de quizz e premiações também foram conduzidas para estimular a curiosidade e o interesse dos participantes. Chamaram a atenção as festividades do país, como o Saint Patrick’s Day – celebração pela independência do país no mesmo dia do padroeiro nacional (17 de março), mas que é conhecido e comemorado mundialmente –, e o Halloween, de origem irlandesa, que data desde a formação das comunidades celtas.

| Foto: Brenda Hada / Secretaria de Relações Internacionais

 

Depois de tantas trocas, os visitantes puderam aproveitar a ocasião para degustar doces típicos das brincadeiras de “gostosuras e travessuras” irlandesas. Enquanto isso, alguns deles também tentaram praticar o sapateado espontaneamente.

 

A secretária-adjunta de Relações Internacionais, Renata Zuquim, esteve presente durante todas as atividades e, em nome do programa, proferiu agradecimentos a todos os participantes, reiterando a importância da continuidade dos intercâmbios culturais para a formação dos jovens brasilienses. Também participaram do encontro as coordenadoras centrais da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da SEEDF, Mirian do Carmo Silva e Adriana Motta.

 

Para a próxima etapa do intercâmbio e com o objetivo de aproximar a representação diplomática da comunidade local, o programa promoverá a visita de Seán Hoy, acompanhado da equipe da embaixada, até a instituição de ensino. Nesse dia serão apresentados e concluídos os projetos desenvolvidos pelos estudantes e entregues os certificados de parceiros do Pepa às duas instituições, sendo a Irlanda a 64ª representação diplomática participante.

 

Diplomacia bilateral

 

Brasil e Irlanda estabeleceram relações diplomáticas em 1975. A abertura da Embaixada do Brasil em Dublin (1991) e da Embaixada da Irlanda em Brasília (2001) conferiu dinamismo ao relacionamento, cuja vertente econômico-comercial ganha cada vez mais destaque.

 

 

 

 

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat