01) – Como foi e o que te chamou atenção em 2019 à frente de um cargo parlamentar?

Conforme foi dito em campanha, meu trabalho foi e tem sido sempre nas ruas com o projeto Nosso Gabinete Móvel. Por meio de tendas simples, fizemos diversos atendimentos itinerantes todos os dias à população DF. Ao levar o gabinete parlamentar até às pessoas, tivemos como resultado muita demanda e muito trabalho, com frutos positivos, como a obra de pavimentação do estacionamento da Feira Modelo de Sobradinho, o abaixo-assinado para a construção do viaduto do Comper/Dia a dia, na BR 020; a reabertura de leitos na UPA de Sobradinho, a revitalização da Trilha União, o retorno do grupo SOS Ribeirão para o Centro de Atividades Socioambientais (Casa do Ribeirão), entre outras conquistas.

Ao todo tivemos mais 50 projetos de lei apresentados, 4 leis sancionadas, 6 leis aprovadas pela CLDF, 3 Propostas de Emenda à Lei Orgânica, 3 Propostas de Lei Complementar, 57 indicações, 8 moções de louvor, 34 requerimentos e 1 Projeto de Resolução. Destinamos emendas para Sobradinho, Sobradinho 2 e Fercal, e para todas as 47 escolas dessas regiões.

O que mais me chamou a atenção à frente deste cargo foi a participação da comunidade, sobretudo, de Sobradinho, na elaboração e na realização de tantas ações. Espero poder continuar contando com o apoio de todos, pois como sempre tenho dito, este mandato não é meu, é nosso! É da população do DF!

02) – Quais ações o Sr. destaca em 2019 e o podemos esperar para 2020?

Leis de nossa autoria que foram sancionadas:

Lei 6.400/2019, que cria o Programa Distrital de Incentivo ao Ciclismo nas Unidades de Conservação.

Lei 6.346/2019 Autoriza mandatos consecutivos de conselheiros tutelares mediante ao processo eleitoral.

Lei 6.342/2019 Obriga comerciantes de alimentos em vias ou espaços públicos e food trucks a disponibilizar álcool em gel para consumidores.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica 6/2019 – proíbe a nomeação em cargos públicos de condenados por crimes contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Leis aprovadas pela CLDF que aguardam sanção do GDF:

Projeto de lei 333/2019, que permite a entrada de animais de estimação em asilos, creches e espaços de tratamento psicológico.

PL 331/2019 – Institui a Política de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Hipertermia Maligna (HM) e dá outras providências.

PL 336/2019 – Dispõe sobre a afixação do aviso que especifica nos ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF).

PL 337/2019 – Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do DF a Semana de Incentivo à Leitura.

PL 360/2019 – Torna obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos frentistas que trabalham nos postos de abastecimentos de combustíveis, no território do DF.

PL 411/2019 – Dispõe sobre a realização de cursos de reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) e de manobra de Heimlich para os empregados de restaurantes, hotéis, motéis, boates, bares, lanchonetes e similares, no âmbito do DF

Para o ano que vem podemos esperar a continuidade de muito trabalho junto à população, principalmente, nas ruas, que é onde gosto de trabalhar.

03) – O Jornal de Sobradinho completa agora em dezembro seus 30 anos de atividade ininterrupta o que o sr. avalia nessa trajetória e o que podemos fazer para melhorar?

O jornal tem evoluído muito assim como a nossa própria cidade. Morar em Sobradinho é muito bom e ter um jornal de qualidade como este para não só nos informar, mas nos unir, tem sido maravilhoso. É por meio deste importante veículo que podemos ajudar o próximo, fiscalizar o governo, participar com melhorias e muito mais. Parabenizo a equipe do Jornal de Sobradinho pela consolidação deste veículo e desejo muitos anos mais de vida!

04) – Uma mensagem natalina e de final de ano aos moradores de Sobradinho e Região Norte do DF

Natal é o momento de revivermos em nossas casas a história que aconteceu em Belém, com o nascimento do menino Jesus e o início da Salvação. Desejo um Natal abençoado a todos e que 2020 seja mais humano, fraterno e misericordioso, onde ninguém seja excluído e marginalizado. Que a paz de Cristo reine em todos os lares! Feliz Natal e um próspero Ano-Novo a todos!