domingo, julho 14, 2024
InícioCLDFConheça um refúgio natural no coração de Brasília

Conheça um refúgio natural no coração de Brasília

A Água Mineral atrai muitos visitantes todos os dias

Criado em 29 de novembro de 1961, o Parque Nacional de Brasília surgiu da necessidade de se proteger os rios que fornecem água potável à capital federal e também de manter a vegetação em estado natural.

Sua área de 42.389,01 hectares abrange as regiões de Brasília, Sobradinho e Brazlândia, além do município goiano de Padre Bernardo. Sua área contribui para o equilíbrio das condições climáticas e evita a erosão dos solos no Distrito Federal.

O local também protege ecossistemas típicos do Cerrado e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água que abastece o Distrito Federal.

As atrações são variadas e incluem piscinas, trilhas, lugares para meditação e muito mais. A reportagem elaborou uma lista com ótimos motivos para se passar um dia inteiro no parque. Confira!

Faça uma trilha
O local é famoso por percursos como a Trilha da Capivara (1.3km), a Trilha Cristal Água (5km) e a Trilha União, que tem um percurso de 15km indicado para praticantes de Mountain Bike.

Desfrute das piscinas
São duas no local: a Areal e a Pedreira. A água é constantemente renovada graças à ajuda das nascentes localizadas no interior e nas proximidades do parque.

 Contemple a natureza
O caminho das trilhas ou até mesmo a área das piscinas são lugares perfeitos para observar os animais e as plantas do Cerrado. O visitante pode usar as áreas autorizadas e abertas a essa finalidade.

Faça um piquenique
Os visitantes com mais fôlego e com vontade de aproveitar mais o dia dentro do parque podem levar sua própria comida. É importante lembrar que utensílios e garrafas de vidro, assim como bebidas alcóolicas são proibidos no lugar. As bolsas são revistadas antes da entrada e as refeições podem ser feitas em lugares apropriados, por questões de segurança dos visitantes e dos animais da fauna local. Não custa nada lembrar também que o lixo deve ser recolhido e depositado no lixo. Vamos preservar o ambiente, não nos custa nada!

1df84eca0f607b976fdc33cb93294645.jpg

c1c438df2e230982e354846535bf4275.jpg

Serviço

Parque Nacional de Brasilia – Torto, Brasília – DF

Valor:R$18

Horário de funcionamento: das 6h às 16h

Entrada gratuita para menos de 12 anos e maiores de 60 anos

Fonte: Publicado Originalmente: curtamais.com.br/brasilia/2024/03/13/7-motivos-para-visitar-o-parque-nacional-de-brasilia/ – Fotos: Reprodução internet, Ilha da Meditação / ICMBio, Foto: André Coelho

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat