quinta-feira, janeiro 8, 2026
InícioArtigosCelina Leão inaugura campo de futebol sintético da Vila Dnocs, em Sobradinho

Celina Leão inaugura campo de futebol sintético da Vila Dnocs, em Sobradinho

Equipamento construído pela Novacap substitui antigo ‘terrão’, amplia o acesso ao esporte e fortalece projetos sociais, escolinhas e o tradicional campeonato da região

Nesta quarta-feira (7), a governadora em exercício, Celina Leão, inaugurou o campo de futebol de grama sintética da Vila Dnocs, em Sobradinho. Construído pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o espaço substitui o antigo campo de terra batida — o “terrão” — e passa a beneficiar não apenas atletas e desportistas, mas toda a comunidade da região. O equipamento, que ocupa uma área de 3.500 m², recebeu investimento superior a R$ 1,9 milhão.

Segundo a governadora em exercício, a entrega do campo representa o primeiro investimento na área esportiva capaz de atender toda a região, já que a comunidade da Vila Dnocs não contava com nenhum espaço de lazer. “A gente nem conseguiu deixar o campo fechado até a inauguração. Ficou pronto, e, na semana seguinte, a comunidade já queria utilizá-lo”, relatou.

Celina Leão: “A gente nem conseguiu deixar o campo fechado até a inauguração. Ficou pronto, e, na semana seguinte, a comunidade já queria utilizá-lo” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Para Celina, o envolvimento da população demonstra o impacto positivo da obra como espaço de convivência e na promoção de saúde e lazer. “Tenho certeza de que aqui serão construídas muitas memórias, com esporte, lazer e muita saúde para a população”, declarou.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou que o impacto para a comunidade vai muito além da estrutura física entregue. O espaço representa uma importante ferramenta de transformação social, com potencial de contribuir diretamente para a redução da criminalidade na região, a partir da implantação de diversos projetos sociais. “A iniciativa vai atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que vão passar a contar não apenas com o campo, mas também com kits esportivos disponibilizados pela secretaria”, afirmou.

“Tenho certeza de que aqui serão construídas muitas memórias, com esporte, lazer e muita saúde para a população”Celina Leão, governadora em exercício

Para o secretário, a ação reforça o compromisso do governo com a promoção do esporte e da qualidade de vida, beneficiando diferentes faixas etárias, desde crianças e jovens até os grupos mais experientes, como os chamados “cinquentões” e “sessentões”, que também utilizam o espaço para cuidar da saúde.

Campeonato de futebol

Entre os beneficiados estão os mais de 24 times que disputam o tradicional Campeonato de Futebol da Vila Dnocs. Realizada há mais de 25 anos, a competição é organizada pelo morador e presidente da Liga Esportiva do Dnocs (Liesd), Cleudismar Cordeiro, que está à frente da iniciativa desde 2016. “Quando recebemos a notícia dessa reforma, a comunidade inteira se alegrou. O terreno era irregular, e já tivemos muitos acidentes, como dedos e pernas quebrados, coisas que a gente não deseja para ninguém. Mesmo assim, o pessoal nunca deixou de jogar. Agora, sem dúvida nenhuma, está muito melhor. Os olhos de Brasília vão se voltar para cá”, disse.

Cleudismar explicou que, no início, o torneio era voltado só a adultos, mas agora a ideia é ampliar: “Vamos ter modalidade infantil, juvenil e também veteranos. A expectativa é que o campeonato cresça ainda mais”, afirma. “Hoje, eu costumo dizer que o campo não é mais só da Vila Dnocs, é de Sobradinho. Qualquer pessoa da comunidade pode utilizar, é só procurar os órgãos competentes”. 

A região conta com duas escolinhas de futebol em funcionamento, que já utilizam o espaço para ampliar o incentivo ao esporte para a criançada. É o caso do Instituto Raízes Culturais, que trabalha com 12 oficinas, incluindo o futebol. A presidente do projeto social, Marinalva Alves, explicou que, atualmente, o projeto atende cerca de 30 crianças, a partir dos 7 anos, sem limite de idade. Para participar, o professor faz uma avaliação inicial, mas o mais importante não é saber jogar bem. Segundo ela, o principal objetivo do projeto é tirar as crianças do tempo ocioso nas ruas.

A região conta com duas escolinhas de futebol em funcionamento, que já utilizam o espaço para ampliar o incentivo ao esporte para a criançada. É o caso do Instituto Raízes Culturais, que trabalha com 12 oficinas, incluindo o futebol | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“A partir de agora, com o campo reformado, a qualidade dos treinos vai melhorar muito, e mais crianças vão procurar o projeto. Isso é fundamental, principalmente em períodos como as férias, quando muitos ficam sem opção de lazer. Esse espaço é grandioso para o futuro das crianças. Muitas chegam da escola, deixam a mochila em casa e já correm para cá”, destacou Marinalva.

Comunidade comemora

Além do futebol, o projeto social Instituto Raízes Culturais oferece outras atividades, como aulas de dança, que também passarão a utilizar o novo campo de grama sintética. A proposta é ampliar o acesso ao esporte e ao lazer para toda a comunidade, incluindo a realização de aulões com as mães, como aulas de cardiodance. 

O campo fica bem em frente à casa da aposentada Vanda Maria Sousa, de 77 anos, para quem os benefícios vão além das crianças: “Até para a gente, que é mais velho, isso anima. Nos fins de semana, principalmente aos sábados e domingos, o movimento é constante. Mesmo durante a obra, os rapazes já passavam por aqui para olhar, acompanhar, curiosos. Hoje posso dizer que está aprovado. A comunidade gostou mesmo”.

“Antes, eu não jogava muito bola aqui. Eu vinha mais para andar de bicicleta, porque era só barro e nem tinha gol direito. Agora está muito melhor. Dá para vir toda hora, é tranquilo, dá até para jogar descalço, não machuca nada”, conta a estudante Júlia | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A pequena Júlia, de 10 anos, já utiliza o espaço com amigos e familiares e aprova a novidade. “Antes, eu não jogava muito bola aqui. Eu vinha mais para andar de bicicleta, porque era só barro e nem tinha gol direito. Agora está muito melhor. Dá para vir toda hora, é tranquilo, dá até para jogar descalço, não machuca nada”, relatou. Animada, Júlia lembrou que o novo campo virou ponto de encontro: “Meus amigos vêm para cá, vem todo mundo. Tenho certeza de que todo mundo gostou”.

Fonte: Karol Ribeiro, da Agência Brasília , Edição: Paulo Soares

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttps://jornaldesobradinho.com.br/
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat