A Série A3 do Campeonato Brasileiro contará com dois representantes do Distrito Federal e está prevista para começar em 13 de abril. Ao todo, 32 clubes brigarão pelo acesso à Série A2

Jogadoras do Taubapé comemorando o título da Série A3 em 2022 – Foto: Bruno Castilho/Taubaté

O terceiro escalão do futebol feminino nacional irá começar! No último fim de semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos e a tabela básica da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino. O Distrito Federal será representado por Cresspom e Sobradinho na competição nacional. Ao todo, 32 clubes irão brigar por quatro vagas na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

As Tigresas do Cerrado garantiram vaga na Série A3 após serem rebaixadas na temporada anterior. Em 2023, a equipe ficou no grupo A juntamente com Botafogo, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Taubaté, São José e Minas Brasília. O Cresspom acabou ficando na última colocação da chave, somando nenhum ponto nos sete jogos disputados. Com a pior campanha juntando os grupos A e B, o clube acabou rebaixado.

Já o Sobradinho carimbou a vaga depois de uma disputa intensa com o Ceilândia durante todo o Candangão Feminino em 2023. O clube melhor colocado no Campeonato Candango e que ainda não tinha divisão nacional garantiria vaga na Série A3 do Brasileirão. A classificação aconteceu na última rodada após vitória por 2 a 0 em cima do Alvinegro ceilandense. Mesmo com a dedicação dentro de campo, fora das quatro linhas aconteceram diversas coisas ruins envolvendo a diretoria e as atletas. 

Foto: Júlio César Silva/Sobradinho EC

A Série A3 do Campeonato Brasileiro será disputada em cinco fases. Na inicial, as 32 equipes participantes serão distribuídas em dois grupos, compostos por 16 times em cada. Para a fase
seguinte, 16 esquadrões irão garantir as vagas nas oitavas de final. Os times disputarão as quartas de final, semifinal e a grande final para definir quem levantará a taça. Os quatro clubes que chegarem às semifinais se classificarão para a Série A2 em 2025. Todas as partidas acontecerão em ida e volta.

A competição nacional irá começar no dia 13 de abril, um sábado. Os dois representantes do Distrito Federal irão se enfrentar já na primeira fase, com o jogo de ida com mando de campo do Sobradinho. A volta será realizada 15 dias depois, com o confronto sendo realizado na casa do Cresspom. Quem avançar até às oitavas de final irá enfrentar o vencedor de Ação do Mato Grosso e Nacional Atlético de Minas Gerais.

Série A3 do Campeonato Brasileiro

1ª fase

Ypiranga-AP x Paraíso-TO

Vila Nova-GO x Aliança-GO

Sobradinho x Cresspom

Ação-MT x Nacional

Atlético-MG Vila Nova-ES x Vasco

Realidade Jovem-SP x Pinda Ferroviária-SP

Coritiba x Operário-PR

Fluminense de Joinville-SC x SERC Brasil-RS

Porto Velho x Atlético Acreano-AC

Atlético Rio Negro-RR x Tarumã-AM

Paysandu x ESMAC-PA

IAPE-MA x Tiradentes-PI

R4-CE x União-RN

Mixto-PB x Botafogo-PB

Acauã-AL x Náutico

Confiança-SE x Vitória-BA

Fonte: Lucas Espíndola/Distrito do Esporte