GDF Presente realiza obra em um dia e acaba com problema de anos; equipes ainda retiraram 530 toneladas de entulhos de Sobradinho

Foram quase 10 horas ininterruptas de trabalho da equipe do GDF Presente no Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, para começar e finalizar o serviço no mesmo dia. O motivo era mais que justo: acabar de vez com o acúmulo de água da chuva no parquinho infantil da unidade, que está sob a gestão do Instituto Brasília Ambiental.

O serviço no parquinho infantil do Parque Ecológico dos Jequitibás resolveu a falta de escoamento da água, que encharcava o local na época das chuvas | Foto: Divulgação/GDF Presente

O serviço, que solucionou a falta de escoamento, foi realizado na semana passada. “Era um problema que se ampliava na época das chuvas. Não havia qualquer evacuação da água. Quando chovia, a areia ficava encharcada e compactada”, explica o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves.

Para executar a obra em um dia, o GDF Presente contou com quatro funcionários, além de uma retroescavadeira, uma minicarregadeira Bobcat e um caminhão trucado. O parquinho foi reaberto ao público no dia seguinte à obra.

O Parque Ecológico dos Jequitibás é um espaço muito visitado, principalmente pelos moradores de Sobradinho. O espaço tem 11,2 hectares e está cheio de atrativos para quem aprecia a natureza e os passeios ao ar livre, como mata, árvores e o ribeirão Sobradinho, que passa pela região.

O GDF Presente recolheu das áreas verdes das quadras internas de Sobradinho muitos restos de galhos e entulhos, que podem gerar vetores de doenças, especialmente o mosquito da dengue | Foto: Divulgação/GDF Presente

Reforço da limpeza

A agenda de trabalho do GDF Presente em Sobradinho também contemplou um reforço nas atividades voltadas à limpeza urbana. Em uma semana, foram 530 toneladas de entulhos retirados de áreas residenciais.

“Apesar de ser uma cidade planejada, Sobradinho necessita da atenção do GDF Presente, que traz sempre melhorias para a cidade e mais qualidade de vida para os nossos moradores”

Abílio Castro, administrador de Sobradinho

Nas quadras 1, 3, 5 e 7, uma pá carregadeira e caminhões basculantes fizeram o recolhimento de material da construção civil descartados irregularmente. O trabalho foi complementado com a retirada manual de galhos secos. Já na quadra 13, o foco foi na retirada de lixo verde e de inservíveis.

“As áreas verdes das quadras internas de Sobradinho acumulam muitos restos de galhos e entulhos. Isso gera uma quantidade enorme de vetores de doenças, especialmente do mosquito da dengue. Então, quando a gente retira esses entulhos, a comunidade agradece”, disse Ronaldo Alves.

“Apesar de ser uma cidade planejada, Sobradinho necessita da atenção do GDF Presente, que traz sempre melhorias para a cidade e mais qualidade de vida para os nossos moradores”, disse o administrador da cidade, Abílio Castro.

Fonte: MARLENE GOMES, da Agência Brasília, Edição: RENATA LU