quinta-feira, outubro 16, 2025
InícioArte e Cultura,Arte na Praça deste sábado (18) traz o rock da Banda KabrunKo...

Arte na Praça deste sábado (18) traz o rock da Banda KabrunKo e as presenças marcantes da dançarina Karol Thayná e da cantora Célia Rabelo

O projeto Arte na Praça realiza, neste sábado (18), a partir das 19h, o quarto evento desta temporada, na Praça das Artes Teodoro Freire, que fica na Quadra 08 de Sobradinho

Os três primeiros eventos contaram com um público excelente, que aplaudiu com entusiasmo as atrações musicais de qualidade e a performance sempre surpreendente da dançarina Karol Thayná.

No próximo sábado (18) a situação deve se repetir. O público  vai poder contar com com a presença da banda KabrunKo Rock (19h), da dançarina Karol Thayná (20h) e da intérprete de MPB, Célia Rabelo.

A grande novidade da noite será o lançamento, em primeira mão, da música Moda, o novo single da KabrunKo Rock, de autoria do seu band leader Dudu Carvalho.

O  ptojeto ainda conta com miniparque infantil; praça de alimentação; barracas que servem água, refrigerantes, sanduíches, caldos, churrasquinho, peixe e comidas diversas, tudo a preços bastante acessíveis.

KABRUNKO ROCK – O baterista Dudu Carvalho (o Kabrunko), que também é compositor, começou a dominar o instrumento por conta própria, no início dos anos 90 em Brasília, onde montou sua primeira banda, a Amanita, que chegou a gravar três CDs e videoclipes, que foram veiculados na MTV, na Transamérica FM e Cultura FM.

A Amanita também dividiu palcos com Ira, Planet Hemp, Plebe Rude, Natiruts, Rita Lee, Raimundos, Maskavo, Charlie Brown Jr, CPM22, tocou no Porão do Rock, Fifa Fan Fest, John Bull-SC, Manifesto BarSP e Hard Rock Café – RJ.

Dudu Carvalho e sua Amanita participaram também dos projetos Viva Santana (salsa rock), Chico Science e Nação Zumbi Cover (maracatu/rock), Leões de Judah (tributo a Bob Marley, com Marceleza vocalista do Maskavo, kalango Beach (forró), Renato Matos, Du Contra e Velocette.

Após tudo isso, o baterista decidiu aprimorar seu estilo na Escola de Música de Brasília, também frequentou o curso de bateria do professor Dino Verdade, na Bateras Beat, e logo recebeu o registro e carteira de músico profissional, da Ordem dos Músicos do Brasil.

Em 2003, Dudu transferiu-se para São Paulo e integrou-se ao projeto Music Legends, ao lado de feras como Champignon, ex-baixista do Charlie Brown Jr; Andreas Kisser (Sepultura), Kiko Zambianchi, Edgar Scandurra (Ira), Roger Rocha Moreira (Ultraje), Nação Zumbi e Júnior Lima.

O baterista brasiliense integrou também a orquestra de bateria Bateras 100% Brasil, que quebrou o recorde sul-americano e mundial, ao reunir 156 bateristas, no Parque Villa-Lobos, em Santo André – SP, em 2019, tudo registrado pelo Guinnes Book.

Dudu Carvalho foi destaque da revista especializada em bateria chamada, Modern Drummer Brasil, que, em dezembro de 2008, dedicou-lhe página inteira e elogiou seu trabalho, na coluna Fique Por Dentro. Neste ano, ele voltou à escola Bateras Beat, desta vez, como professor, nas unidades de Pinheiros, Mooca e Tatuapé.

Para diversificar seus conhecimentos, foi ao Rio de Janeiro, em 2009, estudar na escola Portátil de Choro e Samba, com o professor Oscar Bolão. Na Cidade Maravilhosa, tocou também na escola de samba Renascer e em blocos de carnaval, além de ministrar oficinas de bateria, durante dois anos, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá, e participar do projeto Escola Aberta, no Caic da comunidade Rio das Pedras, lecionando para crianças e adolescentes.

Ainda no Rio de Janeiro, gravou o CD O Mundo ao Meu Redor, com a banda carioca Swell, com crítica positiva novamente na revista Modern Drummer Brasil, de julho de 2011. Nesta época, atuou em vários shows em todo o estado do Rio, em Minas, São Paulo; em programas como A Turma do Didi, da TV globo e Rádio Cidade FM.

Já com tantas realizações, Dudu Carvalho ainda encontrou disposição para continuar seus estudos, no Coral Chatô da Fundação Assis Châteaubriant (Correio Braziliense), com quem fez dezenas de apresentações, como coralista e percussionista. Em São Paulo foi baterista da big band da OAB de São Paulo e do Coral dos advogados da Caasp.

Em 2014, levou seu projeto solo a bares e casas noturnas de São Paulo,   cantando clássicos do rock anos 80, punk rock nacional e internacional e  tocando guitarra. Logo depois, retornou a Brasília e inicia o projeto Kabrunko Rock, fazendo apresentações em festivais, casas noturnas e circuito de bares. Fez temporada na Chapada dos Veadeiros e voltou a São Paulo, em três oportunidades.

Em 2021, Dudu Carvalho e sua KabrunKo Rock lançam o web clipe da música Amigo da Sorte, no You Tube e, no ano seguinte, fazem turnê de 45 dias, com a banda alemã Stiffy, passando por São Paulo, Saquarema, Rio de janeiro, Sorocaba e Santo André. Em seguida, lançam o primeiro EP da banda, gravado em São Paulo, nos estúdios da Oversonic Music, com três músicas autorais, Pra sempre acreditar, Tão Claro e Consciente e Amigo da Sorte.

E vem mais ‘bala’ por aí. No próximo dia 24, Dudu Carvalho e a KabrunKo Rock lançam , nas principais plataformas, seu novo single Moda, uma canção que, segundo Dudu, vai provocar reflexão e celebrar a diversidade em todas as suas formas, “ao misturar atitude rock’n’roll com consciência social”.

“A faixa – explica o baterista — é um manifesto sonoro sobre o respeito às diferenças e à convivência entre as múltiplas identidades que compõem o mosaico cultural do Brasil”.

E o mais importante: quem for à Praça das Artes Teodoro Freire, no próximo sábado, vai ouvir o novo single de Dudu Carvalho, em primeira mão.

KAROL THAYNÁ  – Outra atração da noite do próximo sábado será Karol Thayná, considerada uma das melhores dançarinas de dança do ventre do Brasil, ela foi vencedora do concurso Mercado Persa 2018, em São Paulo. A dançarina é diretora do Espaço Cultural KT, na Quadra 8 de Sobradinho.

CÉLIA RABELO – A cantora Célia Rabelo é o que se pode chamar de artista puro sangue brasiliense. Ela nasceu na periferia de Planaltina e sua arte musical é um verdadeiro orgulho para a Capital da República. Aos 35 anos de carreira, ela já foi aplaudida em Paris (Ano do Brasil na França, 2005); em Jakarta, Indonésia (2010) e até em Porto Príncipe, Haiti (2003).

Célia se profissionalizou em 1988, quando teve um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura e, a partir daí, além de produzir eventos e gerenciar sua carreira, tem dividido palcos com grandes nomes da MPB, como Jair Rodrigues, Vander Lee, Manassés, Luis Carlos Miele e Roberto Menescal, entre outros.

Apesar de viver o “glamour” do sucesso, o coração de Célia Rabelo mantém-se generoso e ela compartilha sua arte com a gente comum nos famosos bailinhos que promove, na primeira quarta-feira de cada mês, há sete anos, para pessoas acima dos 60, intitulados Clássicos, Uma tarde de Recordações, para prestigiar essa faixa etária.

Célia esclarece que o objetivo desses eventos é trabalhar a memória através da música, da dança e da dinâmica corporal. O próximo bailinho será realizado, dia 5 de novembro, no Machado’s Restaurante, no Sudoeste. Vale destacar que durante o ano, os Bailinhos da Célia Rabelo percorreram  diversos locais de Brasília.

Artista versátil, Célia mantém-se exclusivamente de sua arte e respira música 24 horas por dia. Ela interpreta diferentes estilos com

mestria, transitando com facilidade entre bossa nova, samba, pop nacional, regional brasileiro, forró, xote, baião, frevo e outras vertentes.

Essa musicalidade densa em ritmos e melodias faz com que Célia Rabelo  seja presença constante nos melhores palcos da Capital, como o Clube do Choro de Brasília, Clube da Bossa Nova, CCBB, Casa Cor, Museu da República, Teatros do Sesc e Senac, Câmara dos Deputados, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sala Funarte, Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Residência oficial do Presidente da República, Espaço Cultural Renato Russo, Aniversários de Brasília e de Sobradinho (onde reside) e até na Academia Brasileira de Letras (RJ).

Em 2008, a cantora lançou seu CD de estreia, Tudo Bem, produzido por Hamilton Pinheiro. O álbum apresenta canções de compositores radicados em Brasília, como os saudosos Daniel Júnior e Carlos Elias; além de Eugênio Monteiro. Tudo Bem está disponível nas principais plataformas digitais, Deezer, Spotify e iTunes.

Ao longo de sua carreira, Celia Rabelo interpretou canções ao lado de gente grande da MPB, como Jair Rodrigues, João Donato, Vander Lee, Miele, José Luiz Mazziotti, Paulinho Pedra Azul e Roberto Menescal, o que prova que o talento dela é tão grande quanto o deles. Célia também participou de gravações de de diversos músicos e cantores, de jingles e de programas de TV.

Há cinco anos, os shows de Célia são marcados, também pelas memoráveis releituras que ela faz de clássicos da MPB, que alcançam grande repercussão, considerando suas interpretações muito pessoais e vigorosas de páginas como Nada Será como Antes (Beto Guedes e Milton Nascimento), Upa Neguinho (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri), Estrada do Sol (Tom Jobim), Congênito (Luiz Melodia) e Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso; comparadas à técnica vocal de Elis Regina.

Em junho de 2022, Célia foi convidada especial do show número 500 do Clube da Bossa Nova, ao lado de Roberto Menescal. Em novembro do mesmo ano, realizou o show Minha Vida é Uma Festa, ao lado de grandes músicos de Brasília, no Clube do Choro, em comemoração aos seus 35 anos de carreira.

Recentemente, a cantora de Brasília foi selecionada pelo Ministério da

Cultura para participar do evento Mercado das Indústrias Culturais do Brasil (MICB) 2025, em Fortaleza, Ceará, em dezembro, para apresentar seus projetos e realizar negócios relacionados às linguagens musicais.

Projeto Arte na Praça VIII Edição

Data: 18/10/2025

Horário: a partir das 19h

Local: Praça das Artes Teodoro Freire de Sobradinho

Atrações: Dudu Carvalho/ KabrunKo Rock (19h) ; dançarina Karol Thayná (20h) e cantora de MPB Célia Rabelo (21h);

Realização: Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Entrada gratuita 

Classificação livre

Fonte:  ETC Comunicação 

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttps://jornaldesobradinho.com.br/
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat