quinta-feira, outubro 2, 2025
InícioArtigosAlém da UBS: Passeio na Água Mineral promove saúde para pacientes da...

Além da UBS: Passeio na Água Mineral promove saúde para pacientes da Fercal

“É uma experiência maravilhosa. A paisagem, o ar puro e o clima do parque renovam as energias. Aqui me sinto mais leve, com força para seguir em frente e esperança de dias ainda melhores”, disse a artesã Edna Souza. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Cerca de 70 pessoas, entre usuários, familiares e profissionais de saúde, participaram de atividades ao ar livre que uniram lazer, cuidado e convivência

A artesã Edna Souza, 52, convive diariamente com os desafios da diabetes, da artrose e da depressão. Mesmo com as limitações, ela busca se manter ativa e encontrar novos caminhos para cuidar da saúde. No passeio ao Parque Nacional de Brasília, que conheceu pela primeira vez, sentiu no corpo e na mente os benefícios de estar em contato com a natureza.

“É uma experiência maravilhosa. A paisagem, o ar puro e o clima do parque renovam as energias. Aqui me sinto mais leve, com força para seguir em frente e esperança de dias ainda melhores. Já quero voltar outras vezes”, disse, emocionada.

O passeio ocorreu na popular Água Mineral e reuniu cerca de 70 participantes, entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, levando promoção de saúde para além do espaço clínico. A iniciativa foi organizada pela equipe multiprofissional (eMulti) Caliandra, com apoio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Fercal.

“Estamos oferecendo à comunidade da Fercal um dia de lazer diferente da rotina. Queremos transformar o passeio em uma ação anual, porque percebemos o quanto momentos como este contribuem para a saúde mental dos nossos pacientes”, afirmou a assistente social da equipe eMulti Caliandra, Eliane Lima.

Quem também aproveitou a oportunidade foi a costureira Valdirene Vicente. “Esses encontros me fazem sentir acolhida e fortalecida”. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Programação

As horas no Parque Nacional de Brasília foram preenchidas com Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como Lian Gong, trilha ecológica, roda de conversa e banho de piscina. Um almoço coletivo também reforçou a sensação de pertencimento e união entre os participantes, que aproveitaram cada atividade como oportunidade de cuidar da saúde e fortalecer laços.

A costureira Valdirene Vicente, 46, também viveu um momento marcante. Ao ingressar, em 2018, nos grupos de saúde da sua UBS de referência, conseguiu superar uma fase de depressão intensa. “Hoje não preciso mais de remédios para dormir, conquistei novas amizades e encontrei uma rede de apoio que considero como família. Esses encontros me fazem sentir acolhida e fortalecida”, contou.

A fisioterapeuta da equipe eMulti Caliandra, Dayane Borges, ressaltou a importância do lazer como ferramenta de cuidado. “Essas atividades favorecem a saúde mental, especialmente em grupos de mulheres e pessoas com doenças crônicas. Além disso, fortalecem vínculos familiares e comunitários, promovendo bem-estar de forma ampla”, explicou.

A iniciativa contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social da Fercal (Cras), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), do 2º Centro de Geoinformação (CGEO) do Exército Brasileiro e do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).

Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttps://jornaldesobradinho.com.br/
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat