quarta-feira, julho 17, 2024
InícioAgriculturaAgroBrasília leva tecnologia e conhecimento para produtores rurais

AgroBrasília leva tecnologia e conhecimento para produtores rurais

Empresa apresentará sete circuitos temáticos com soluções simples para desenvolver a economia rural do DF e Entorno

Uma das principais feiras agrícolas do Centro-Oeste começa no próximo dia 23 de maio (terça-feira): a AgroBrasília, que nesta edição de 2023 espera receber cerca de 130 mil visitantes nos cinco dias do evento. Com um espaço de 60 mil m² na feira, a Emater-DF vai apresentar inovações que podem ser aplicadas por pequenos, médios e grandes produtores rurais, como o cultivo de mandioca, variedade BRS 429, cultivada em canteiro com cobertura plástica morta e irrigação por gotejamento, o uso de alimentos fermentados na criação de peixes e camarão, a opção de produção de açaí como nova opção de cultivo na capital, dentre outras.

Serão sete circuitos tecnológicos, com informações diversas sobre olericultura, bovinocultura, aquicultura, floricultura, fruticultura, olericultura e saneamento rural e de segurança alimentar e nutricional. No espaço, os visitantes também poderão passar pelo Galpão do Produtor, onde produtores da agricultura familiar estarão comercializando artesanato, alimentos semi-processados de agroindústrias como pães, bolos, geleias, licores, queijos e biscoitos. Os técnicos da Emater-DF também estarão em uma van caracterizada, da empresa, prestando informações gerais sobre projetos de aquisição de crédito rural e as linhas disponíveis.

“Estamos com a equipe trabalhando em ritmo intenso para deixar o espaço confortável, bonito e com muitas informações que vão auxiliar os nossos produtores e também os produtores de fora que visitarem os nossos circuitos. São informações técnicas para aumentar a produtividade, economizar dinheiro e também produzir com segurança e sustentabilidade”, observa o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

Por meio de excursões, a Emater-DF vai levar mais de três mil agricultores familiares do Distrito Federal e municípios do entorno (Goiás e Minas Gerais) para conhecer a AgroBrasília e também as tecnologias e opções de cultivo. A recepção das visitas aos circuitos será realizada pelos extensionistas da empresa que apresentarão uma técnica ou tecnologia. “Nas visitas poderemos aprofundar o conhecimento para o produtor de uma maneira eficiente para os produtores e visitantes. Quem tiver interesse em conhecer melhor todas as tecnologias presentes nos circuitos temáticos terá a oportunidade de procurar nossos técnicos para tirar quaisquer dúvidas”, esclarece Adriana Nascimento, coordenadora do espaço da Emater-DF na AgroBrasília.

“Com nosso trabalho, pretendemos potencializar a agricultura familiar no DF e entorno, ampliando o alcance de tecnologias utilizadas em pequenas propriedades e promover a interação entre produtores e parceiros”, completa Adriana. Essa troca de informação e conhecimentos impacta diretamente na rotina do empreendedor rural. “O objetivo é fortalecer a economia do campo e proporcionar a toda a sociedade um alimento seguro e saudável”, conclui a extensionista da Emater-DF.

Além dos circuitos fixos, que o visitante poderá visitar todos os dias, a empresa estará presente em duas atividades especiais: no dia 24 (quarta) será feita uma recepção a delegações estrangeiras, que irão conhecer a força do nosso país na produção agropecuária, e no dia 26 (sexta) uma palestra sobre a Rota da Fruticultura — programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que pretende fortalecer a produção de frutas região.

Na próxima semana, a empresa vai lançar o Caderno Tecnológico 2023 com explicações mais detalhadas sobre todos os circuitos da feira. O material vai ficar disponível, para ser baixado, no site da Emater-DF e na Biblioteca Digital da empresa.

Realizada desde 2008, a AgroBrasília é uma das principais feiras do agronegócio brasileiro. O evento, coordenado pela Cooperativa Agrícola da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), tem o apoio da Emater-DF desde a sua criação, além de órgãos de agricultura local como a Secretaria de Agricultura e a Ceasa-DF. Em 2022, a feira teve 520 expositores, recebeu cerca de 135 mil visitantes e movimentou R$ 4,6 bilhões em negócios realizados. O tema deste ano será “Tecnologia e Sustentabilidade”.

Circuitos temáticos da Emater-DF e principais inovações:

Aquicultura: utilização de alimentos fermentados na atividade
Avicultura: tecnologias e Boas Práticas para agregação de valor aos ovos caipira.
Bovinocultura: modelo de reforma de pastagem com milho verde e capim braquiária.
Floricultura: produção de flores associada ao turismo rural.
Fruticultura: cultivo do açaí no Cerrado.
Olericultura: mandioca cultivar BR429 irrigada e sob cobertura morta de plástico.

Também será apresentada a utilização de bioinsumos na agricultura

Serviço
AgroBrasília 2023
Data: 23 a 27 de maio (terça a sábado)
Horário: 8h30 às 17h
Acesso Livre
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, núcleo rural PAD-DF
Recomenda-se o uso de roupas leves e a ingestão de água

Fonte: Emater-DF

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat