A nova campanha de conscientização da Adasa para o período de estiagem adota uma abordagem criativa e bem-humorada. Protagonizada pela dupla Gotão e Vacilão, a iniciativa utiliza situações cotidianas para incentivar a reflexão sobre o uso responsável da água e estimular mudanças de hábitos — essenciais para a manutenção da segurança hídrica no Distrito Federal.
A proposta é que os personagens, de forma leve e acessível, ilustrem a importância das pequenas ações individuais e esclareçam dúvidas da população por meio das redes sociais do órgão.
“Água: quando um desperdiça, todos podem ficar sem” é o mote da ação e a mensagem que Gotão busca transmitir nas peças publicitárias e na canção, inspirada em rodas de samba, criada para chamar a atenção do Vacilão e conquistar o público.
Para marcar o encerramento da iniciativa, em agosto, estão previstas atividades interativas com o personagem Gotão, reforçando o caráter educativo da proposta. A campanha pode ser acompanhada tanto na mídia tradicional quanto em canais digitais.
O Samba da Água e do Vacilão
Essa música é sobre um cara muito desatento,
Bem na estiagem, faz tudo errado, que sofrimento!
Ô Vacilão, esqueceu a torneira aberta, meu irmão.
Ia escovar os dentes e desperdiçar um montão.
Foi lavar o carro sem o balde na mão,
Deixou a mangueira aberta, que maldade, cidadão!
Ô Vacilão, jogou água pra varrer o chão,
Nem pensou que pode faltar água de montão.
Na hora do banho demorou,
Foi cantar, foi dar um show.
Mas sua atitude é muito feia,
É pura falta de civilidade,
Vacilo com a comunidade.
Merece a vaia da cidade inteira!
Último Refrão (com variação):
Ô Vacilão, agora escuta essa lição:
Economiza água, muda a direção!
Fecha a torneira, encurta esse banhozinho,
E vamos preservar a água do nosso quadradinho!
Água. Quando um desperdiça, todos podem ficar sem.
Uma campanha Adasa pelo uso responsável da água.

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br