Pagamento vai até 21 de fevereiro. ‘Modalidade é vantajosa para quem tem dinheiro disponível e investir valor tem retorno menor do que desconto’, dizem especialistas.
Os motoristas do Distrito Federal têm até o dia 21 de fevereiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 em cota única. Quem decidir quitar o IPVA à vista ganha um desconto de 10%. Já quem optar pelo parcelamento pode dividir em até seis parcelas iguais e sucessivas (veja datas abaixo).
A dedução para o pagamento à vista do tributo vale a pena para quem tem o dinheiro disponível, segundo Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV.
“Se você não aproveitar o desconto e aplicar o seu dinheiro, você não vai, no mesmo prazo, conseguir 10% [de retorno no investimento]”, diz o especialista.
Teixeira explica que, usando o valor médio pago no IPVA, um rendimento próximo ao desconto dado pelo governo não é possível nem quando os 12 meses do ano são considerados para a aplicação.
Por outro lado, não vale a pena aproveitar o desconto se o motorista for se endividar para pagar à vista.
“No cheque especial, por exemplo, a taxa [de juros] é muito superior”, diz Frederico Gomes, professor de Economia do Ibmec.
Em 2020, o Banco Central definiu o limite de 8% para a taxa de juros cobrada no cheque especial.
‘Organização’ é regra de ouro, dizem especialistas
“Para não se enrolar com o pagamento do IPVA, é importante se planejar com antecedência”, diz Frederico Gomes. O professor recomenda analisar com atenção a receita e as despesas da família.
Caso os gastos superem a entrada de recursos, cortar as despesas supérfluas – como ida a restaurantes ou viagens – pode ser uma opção para manter o orçamento em equilíbrio, sugere o especialista.
Ricardo Teixeira recomenda que o planejamento para o pagamento do imposto comece um ano antes. “Dessa forma, é possível criar uma reserva, com antecedência, para pagamentos como o do IPVA“, diz o coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV .
Outra dica é considerar o 13º salário para quitar as despesas de início de ano.
“Ao invés de gastar porque o dinheiro está sobrando, a gente deve se programar justamente para os pagamentos de IPVA, IPTU, matrícula, para quem tem filho na escola”, recomenda Teixeira.
Confira datas de vencimento das parcelas do IPVA no DF, conforme o algarismo final da placa do veículo
Datas de vencimento do IPVA 2022 — Foto: Divulgação/Secretaria de Economia
Por Iana Caramori, g1 DF