As sessões gratuitas para alunos acontecem em escolas públicas da cidade
Depois de passar pelo Complexo Cultural de Planaltina e por escolas públicas da cidade, “Tsunami” chega às escolas públicas de Sobradinho. O espetáculo faz parte do projeto artístico e pedagógico “Mediações: espectadores em comunidade”, idealizado pelo artista e educador Wellington Oliveira.
Com abordagem inovadora no campo da mediação teatral, a iniciativa se propõe a construir com grupos de estudantes a proposta de formação de espectadores que será desenvolvida nas escolas em que o espetáculo irá se apresentar. Antes de cada sessão, as oficinas articuladas de forma colaborativa serão multiplicadas pelos próprios estudantes em suas escolas, integrando um conjunto de ações pedagógicas que vão ampliar as possibilidades de conexão dos espectadores com a peça.
Em cena, a atriz Ana Flávia Garcia dá vida a uma sobrevivente de um mundo devastado e deslocada de seu território. Estrangeira e refugiada, ela é fluente apenas em um idioma desconhecido por todos. Mesmo com a ausência de palavras compreensíveis, ela busca resgatar suas memórias e construir uma narrativa sobre os diversos tempos de sua vida, propondo um jogo de espelhamentos que coloca o espectador diante de sua própria existência.
Ganhador do Prêmio SESC do Teatro Candango 2017 na categoria melhor atriz e melhor cenografia, além de ser indicado nas categorias de melhor espetáculo, direção e dramaturgia, “Tsunami” “propõe um exercício de aproximação por meio do afeto, tendo como ponto de partida sentimentos que atravessam qualquer ser humano, para lançar um olhar sobre os desafios que o tempo presente nos solicita enquanto indivíduos e sociedade”, de acordo com o idealizador Wellington Oliveira .
Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, “Tsunami” deve ser visto por, aproximadamente, 1.500 estudantes da rede pública.
Serviço:
ESPETÁCULO TSUNAMI
Sessões exclusivas para escolas
No Centro Educacional 02 de Sobradinho:
De 28 a 30 de outubro, Oficinas de capacitação de mediadores teatrais.
Dia 31 de outubro, Oficina de formação de espectadores na escola e apresentação do espetáculo no Teatro de Sobradinho (anexo à escola).
No Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho:
De 05 a 07 de novembro, Oficinas de capacitação de mediadores teatrais.
Dia 08 de novembro, Oficina de formação de espectadores na escola e apresentação do espetáculo no auditório da escola.
Sempre com entrada franca.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Informações: (61) 98216-0481 e www.espetáculotsunami.com.br
FACEBOOK – https://www.facebook.com/espetaculotsunami/
FICHA TÉCNICA
Direção, encenação e dramaturgia: Jonathan Andrade
Atriz criadora: Ana Flávia Garcia
Sonoplastia: Tomás Seferin.
Iluminação: Moises Vasconcellos
Vídeo Mapping: Fernando Gutierrez.
Coordenação artístico-pedagógica, produção executiva, idealização e direção de projeto: Wellington Oliveira.
Concepção de projeto educativo: Martha Moraes e Wellington Oliveira.
Arte-Educadores: Maria Eugênia Félix, Martha Moraes e Wellington Oliveira
Produção: Naná Maris Produções
Fonte: Maíra de Deus Brito