Inaugurado na sexta (6), espaço funciona como unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
“Planaltina se mostra pela gastronomia, pelo artesanato e pelas plantações de uva; assim, fortalece o turismo nas regiões administrativas”
Vanessa Mendonça, secretária de Turismo
Na tarde desta sexta-feira (6), foi instalado o estande da Secretaria de Turismo (Setur) na 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, no Pavilhão de Exposições de Planaltina. O espaço funciona como unidade temporária do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), apresentando aos visitantes do evento as opções de turismo interno do Distrito Federal.
“Planaltina na rota do turismo e eventos como a 1° Feira da Uva e do Vinho de Brasília geram centenas de empregos diretos e indiretos e permitem às pessoas conhecerem a cidade”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, nomeada pela organização do evento como embaixadora da Uva e do Vinho no DF. “O enoturismo é um segmento que possui alto valor agregado, não só pelo produto em si, mas por toda a cadeia turística que contempla. A organização de feiras e exposições é instrumento eficaz para dar visibilidade ao segmento.”
Presente à inauguração, o secretário da Pessoas com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, destacou as instalações, que têm foco em facilitar o acesso: “Não posso deixar de parabenizar o evento pela acessibilidade que tem entregue. Projetos como esse precisam ser ampliados para as outras regiões administrativas. Então, que todos os administradores pensem com carinho em desenvolver eventos para a comunidade com acessibilidade”.
Miniguias
Durante o evento, a secretária de Turismo também anunciou a criação de publicações que enfatizam as ações desenvolvidas em regiões administrativas (RAs) do DF. apontou. “Estamos criando miniguias que destacam as experiências nas RAs como Brazlândia, Planaltina, Guará e Gama”, disse. “Planaltina se mostra pela gastronomia, pelo artesanato e pelas plantações de uva; assim, fortalece o turismo nas regiões administrativas. Não há um lugar com mais capacidade de oferecer qualidade de vida e desenvolvimento que a nossa capital, e é tudo isso que apresentamos aos moradores e visitantes”.
No estande da Setur, os visitantes vão conhecer os percursos turísticos desenvolvidos pela pasta – desde a Rota do Cavalo, passando pelo turismo rural, até a Rota do Vinho, que inclui vinícolas de Sobradinho, Fercal e do PAD-DF.
Artesanato
Ainda durante o evento, a secretária de Turismo entregou a Carteira Nacional de Artesão a uma família de três artesãs da cidade: Maria Apolinária Gomes, de 88 anos, sua filha Lira Antônia Gomes Nascimento, 64, e a neta, Marisa Silva Coimbra, 24. “Estou muito emocionada por receber a minha carteira, a carteira da minha filha, Marisa, e principalmente a da minha mãe”, agradeceu Lira Antônia, que é presidente da Associação dos Artesãos de Planaltina.
*Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA, Edição: CHICO NETO, com informações da Secretaria de Turismo