Nova gestão prevê resultados significativos para Sobradinho II

Em entrevista, o administrador regional, Alexandre Yañez, falou sobre os trabalhos, expectativas e o que esperar para 2020

Em entrevista ao Jornal de Sobradinho, Yañez ( foto )  falou sobre os principais gargalos a serem resolvidos na cidade e como fará para deixar um legado para a região.Sobradinho II está sob nova administração desde o começo de 2019. Comandada pelo administrador Alexandre Yañez, a cidade vem com um histórico de desafios e importantes projetos a serem realizados. As estratégias traçadas pelo experiente administrador prometem melhorar a qualidade de vida dos moradores e trazer ainda mais conforto para aqueles não abrem mão de morar na região Norte.

 

Administrador, nesses 11 meses de gestão, foi possível colocar a casa em ordem?

 

Mudança de governo é sempre um processo complicado e burocrático. A comunidade é sempre a mais afetada com a suspensão de contratos e a demora para que alguns serviços voltem ao normal. No entanto, por já conhecer esse processo (esta é a 3ª RA que administro), busquei maneiras menos morosas para dar continuidade a serviços essenciais como tapa-buraco, limpeza, atendimento ao cidadão e manutenção geral.

 

O governador Ibaneis Rocha tem apoiado as Administrações Regionais e vem buscando meios de dar mais celeridade ao que tem que ser feito. Isso tudo contribui para que o processo de “ordem na casa” seja mais rápido. Mas, claro, ainda há muito a ser feito.

   

Os períodos chuvosos são sempre preocupantes para os moradores de Sobradinho II, especialmente os moradores do Setor de Mansões, que sofrem com inúmeros buracos, muitos que já duram anos.  O que tem sido feito para evitar tantos estragos?

 

O Setor de Mansões recebeu atenção especial desta administração. Me reuni inúmeras vezes com moradores, síndicos e comerciantes que relataram anos de descaso com o Setor. Com isso, estão sendo feitos serviços de recuperação rua por rua, algo nunca feito antes. Até o momento, cerca de 80% desses serviços já foram concluídos.

    

Mas há uma solução definitiva para os buracos na cidade?

 

A operação tapa-buraco é paliativa. A solução para este problema é a construção da rede de águas pluviais. Sem ela nós nunca conseguiremos acabar de vez com os buracos no Setor de Mansões. Mas é possível, sim, um trabalho preventivo para amenizar os impactos das chuvas, que é o que temos feito. Aproveitamos o período de seca e montamos uma força-tarefa na operação tapa-buraco do Setor de Mansões, desentupimos as bocas de lobo e abrimos valas de escoamento. E não só no Setor, mas em outras áreas de Sobradinho II, fizemos a recuperação de diversas vias não pavimentadas, limpeza de bocas de lobo, construção de meios-fios, entre outros serviços preventivos. O GDF Presente, programa lançado pelo governo, tem sido fundamental para esse serviço paliativo. Com o reforço de maquinário, o que demoraríamos semanas para fazer, agora, fazemos em dias.

     

Mas se a solução é a rede de águas pluviais, o que está faltando para ser construída?

 

Esse é o grande legado que quero deixar para essa cidade. A construção da rede de águas pluviais é um trabalho longo, que precisa ser feito com estudo, projeto e responsabilidade para que o problema seja resolvido de vez. O projeto já está em andamento na Novacap, que é a empresa responsável pela rede de águas pluviais do Distrito Federal.

    

Outro grande problema que a cidade enfrenta é a sujeira nas ruas. É possível ver entulho, móveis velhos, entre outras coisas que a comunidade joga nas ruas alegando não ter onde descartar. O que tem sido feito para solucionar este problema?

 

A solução para este problema é o papa-entulho. Hoje, temos o serviço de retirada de entulho. Também temos o cata-cata, no qual passamos ao longo da semana, em vários pontos de Sobradinho II e região, recolhendo esses objetos inservíveis que as pessoas querem descartar. No entanto, o papa-entulho está prestes a sair do papel, além do projeto, já temos também o recurso destinado à obra. Estamos só aguardando a liberação da área pela Terracap. Acredito que no próximo ano a comunidade já tenha o local indicado para descartes.

    

Temos observado uma atenção especial dada à Biblioteca Pública de Sobradinho II. Podemos dizer que ela é sua menina dos olhos?

 

Sem dúvida! Um espaço como aquele não poderia continuar sem manutenção e melhorias. Eu fui estudante, fui concurseiro e sei como uma biblioteca bem estruturada e agradável pode fazer diferença nos estudos, por isso temos nos dedicado tanto às mudanças da Biblioteca. Além da bibliotecária de carreira, que tem feito um trabalho excelente, também contamos com a parceria dos usuários da biblioteca, representados pelo amigo Gilvado Correa.

   

Quais melhorias foram feitas?

 

Nesses 11 meses de gestão já instalamos um ar condicionado, fizemos a manutenção em toda a rede elétrica, instalamos novas tomadas (algo que era muito solicitado, já que hoje muitos levam seus computadores, celulares e necessitam de tomadas para recarregá-los), manutenção do laboratório de informática com novos computadores, instalação de baias para estudos individualizados e rede wi-fi gratuita para os usuários. A última novidade foi o acervo online. Agora, é possível pesquisar se o livro está disponível sem precisar ir até a biblioteca. É só entrar no site da administração, ir no link da Biblioteca e pesquisar o livro que deseja. Mas não paramos por aí, ainda temos alguns projetos para serem colocados em prática em 2020.

    

Saúde é sempre um assunto em pauta, AdministradorTivemos alguma mudança na prestação desse serviço na cidade?

 

No começo dessa gestão recebi inúmeras reclamações sobre a falta de médicos e o péssimo atendimento da UPA. Cheguei a ir em reuniões com pessoas da Secretaria de Saúde e do IGESDF. Eles nos garantiram que o atendimento iria melhorar com a chegada do instituto e, pelo feedback que tenho dos moradores, assim foi feito. Acompanho de perto esse trabalho do IGESDF. Vou frequentemente à UPA, participo de reuniões, acompanho de perto o trabalho. Acredito que estamos no caminho certo.

   

O que mais o senhor tem a dizer sobre os trabalhos realizados?

Sobradinho II é uma região muito grande. Muitos desconhecem, mas nossa RA, além do Setor de Mansões, Buritizinho, Vila Rabelo, abrange também o Grande Colocado, a Vila Basevi o Lago Oeste e os condomínios da DF 425.

 

Atendendo a um pedido do Governador Ibaneis Rocha, estamos dando voz a todos os moradores, buscando atender às demandas de cada região. Estamos, agora, finalizando a construções de calçadas no Grande Colorado e no Setor de Mansões. A Vila Basevi (esquecida por outras gestões, de acordo com os moradores) também teve suas solicitações atendidas. O café-planalto também recebeu melhorias como a pavimentação de vias.

 

Desde o início da gestão, toda semana, nossos maquinários ficam por conta de limpeza, recuperação de vias não pavimentadas, tapa-buraco, desentupimento de bocas de lobo, limpezas, entre outros serviços demandados pela comunidade.

 

Já conseguimos fornecimento de água potável para locais que não eram abastecidos pela Caesb, construímos um balão em frente ao Condomínio Serra Azul (solicitação de anos que nunca havia sido atendida), fizemos parcerias com instituições privada no projeto Adote uma Praça, e muitos outros trabalhos que fizemos por meio da solicitação dos moradores.

 

Falamos bastante sobre os moradores, mas não podemos esquecer dos comerciantes. Eles também estão sendo lembrados nesta gestão?

 

Sem dúvida! Sempre digo que temos um dos melhores comércios do Distrito Federal. Ao andar pela área central de Sobradinho II encontramos tudo o que um bom comércio precisa ter.

 

A Feira Permanente, por exemplo, já ganhou iluminação nova, o pedido de reforma dos banheiros já foi feito, a Sala do Empreendedor foi reaberta e a última novidade foi a rede wi-fi. Agora, os feirantes, os frequentadores e também os comerciantes das proximidades, podem aproveitar internet liberada e gratuita.

 

Também estamos trabalhando na regularização de ambulantes e dando apoio às feiras itinerantes

   

Para finalizar, administrador, o que os moradores podem esperar para 2020?

 

Os moradores podem esperar uma administração ainda mais próxima da comunidade. Nós precisamos da ajuda da comunidade para nos demandar, dizer o que a cidade está precisando. Baseado nas necessidades dos moradores é que faremos um planejamento e realizaremos os próximos trabalhos.

 

A Administração, hoje, tem vários projetos já orçados e aguardando recursos para licitar. É importante dizer que o primeiro ano é sempre difícil, já que trabalhamos com orçamento do ano anterior. Mas em 2020, Sobradinho II e região ganharão muitos presentes. Para isso, contamos com o apoio do governador Ibaneis Rocha, que tem se mostrado defensor da região Norte, em especial, Sobradinho II.

 


Fonte: Redação do Jornal de Sobradinho – fotos: Divulgação