terça-feira, novembro 4, 2025
InícioArtigosCLDF debate regularização fundiária da Fazenda Sálvia

CLDF debate regularização fundiária da Fazenda Sálvia

Audiência pública abordará desafios da legalização de área de mais de 10 mil hectares entre Sobradinho e Planaltina

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta terça-feira, às 19h, uma audiência pública para debater a regularização fundiária da Fazenda Sálvia, localizada entre Sobradinho e Planaltina. A iniciativa é do deputado Ricardo Vale (PT) e acontece na Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho.

Com mais de 10 mil hectares, a Fazenda Sálvia pertence à União, mas foi ocupada por décadas por produtores rurais, assentamentos, chácaras e condomínios. A ausência de títulos de propriedade gerou insegurança jurídica aos ocupantes, que enfrentavam dificuldades para acessar crédito e realizar investimentos.

A regularização da área é baseada na Lei Federal 13.465/17, que simplifica a legalização de moradias e assentamentos informais em áreas urbanas e rurais. Em 2022, um acordo entre o Governo Federal e o GDF transferiu a responsabilidade da regularização para a Terracap. Atualmente, o processo está em execução, e a Fazenda Sálvia voltou a ser considerada propriedade da União.

Segundo Ricardo Vale, a audiência busca discutir os novos desafios decorrentes dessa alteração e esclarecer à comunidade os próximos passos do processo de regularização.

O encontro poderá ser acompanhado pela TV Câmara Distrital (canais 9.3, 11 da NET/Claro e 09 da Vivo) e pelo canal da CLDF no YouTube.

Fonte: Jornal de Brasilia, com informações da Agência CLDF

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttps://jornaldesobradinho.com.br/
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat