O tema foi abordado, nesta quinta-feira (7) pelos alunos de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) em ação que compõe uma das iniciativas previstas pelo Eixo Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC
Olhos atentos e muita animação. Foi dessa forma que cerca de 180 alunos da Escola Sítio das Araucárias, localizada na zona rural de Sobradinho, reforçaram o conhecimento sobre a importância da higiene pessoal para a saúde. O tema foi abordado, nesta quinta-feira (7) pelos alunos de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) em ação que compõe uma das iniciativas previstas pelo Eixo Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC).
“No começo do ano a gente visitou as escolas que compõem o território da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, da Rota do Cavalo. Conversando com a equipe pedagógica, os alunos conseguiram identificar as principais necessidades da comunidade”, explica a médica e docente do curso de medicina, Cynthia Bettini, que atualmente coordena o Eixo Educacional IESC do 1° ano da instituição de ensino.
Durante as atividades, os estudantes de 5 a 12 anos participaram de dinâmicas que tornaram o aprendizado leve e interativo. Para abordar a saúde bucal, quatro alunos representaram dentes, posicionados lado a lado e interligados por almofadas. Em duplas, outros alunos simularam o uso de fio dental entre os dentes, finalizando com a escovação.
Em outra dinâmica, as crianças foram incentivadas a encontrar e categorizar embalagens de produtos de higiene, separando-as em caixas de higiene corporal e bucal. Ao final, cada aluno recebeu um kit de higiene bucal, incluindo pasta e escova de dentes.
“Foi muito divertido discutir esses assuntos por meio de brincadeiras”, avaliou a estudante da escola Sítio Araucárias, Thaliane Ribeiro, 12. Moradora de Sobradinho, a jovem já sabia como escovar os dentes de forma correta, mas reforçou os conhecimentos com ação. “Acho que é sempre importante a gente discutir sobre a saúde e passar esses conhecimentos também para os alunos mais novos”, destacou.
A diretora da escola, Tainne Torres, enfatizou o impacto positivo da ação. “Quando a orientação vem de especialistas, o peso é maior, até mais do que a fala dos próprios pais”, afirmou. Ela defende que mais atividades assim sejam promovidas: “Nossa escola fica em uma área isolada, então incentivamos que mais pessoas visitem e tragam esses momentos lúdicos para as crianças”.
Projeto da Escs
O Eixo Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (Iesc) da Escs integra os estudantes de medicina à realidade das comunidades desde o início do curso. A extensão curricular conecta os alunos aos serviços de saúde e às necessidades da população, promovendo uma formação mais prática e alinhada às demandas sociais.
Para o estudante de medicina Daniel Bergamaschi, 19, que começou o curso este ano, a estrutura pedagógica é uma oportunidade de conhecer a realidade das comunidades locais e desenvolver a profissão de forma efetiva. “O tanto que a gente aprende na prática, não tem livro que ensine”, opina Daniel.
*Com informações da Agência Brasília, Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília