Nesta semana, estudantes do ensino médio do Distrito Federal e Entorno trocaram a sala de aula por uma experiência prática no campo. Eles participaram de visitas educativas à Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), com o objetivo de conhecer de perto o bioma Cerrado e o trabalho desenvolvido pela unidade. Na terça-feira (3), foi a vez dos alunos do Colégio Estadual Divina Olímpio Miranda, da Cidade Ocidental (GO). Já na quarta (4), a visita foi realizada por estudantes do Instituto Educacional Santo Elias, de Sobradinho (DF), foto acima.
Durante os dois dias de programação, os alunos aprenderam sobre o Cerrado — suas características, formas de restauração, vegetação, sementes e frutos. Também conheceram ações voltadas à qualidade da água, tanto para consumo humano quanto para uso na irrigação. Na quarta-feira, o grupo visitou ainda alguns laboratórios da unidade. Recebidos por Fábio Faleiro, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, os estudantes ouviram sobre a evolução da agricultura brasileira. Ele destacou o papel fundamental da ciência e tecnologia para transformar o Brasil de importador de alimentos, nos anos 1970, em um dos maiores exportadores do mundo atualmente. “É possível produzir com responsabilidade e preservar o meio ambiente”, afirmou.
As duas visitas começaram no auditório, com exibição de vídeos sobre o Cerrado e a atuação da Embrapa Cerrados. O pesquisador Felipe Ribeiro foi o responsável por conduzir a introdução e contextualizar os alunos. Na área externa da unidade, os grupos foram divididos para participar das estações temáticas.
Na primeira estação, o tema foi a importância da água na agricultura. A técnica de laboratório Daphne Muniz explicou como funciona o trabalho no laboratório de química de água e ecotoxicologia, apresentando amostras e demonstrando, na prática, que aparência não é sinônimo de qualidade. “Este equipamento é um condutivímetro, que mede a quantidade de sais dissolvidos na água. Mesmo parecendo limpa, ela pode não ser adequada para o consumo”, explicou.
Na sequência, os alunos conheceram mais sobre a vegetação do Cerrado, com direito a tocar em sementes, frutos e plantas típicas. A atividade foi conduzida pelas pesquisadoras Fabiana Aquino, Marina Vilela e Araci Alonso. Já nos laboratórios — parte da programação de quarta-feira —, os estudantes foram recebidos por Aline Rabello, supervisora da área, que explicou o trabalho técnico e científico desenvolvido ali. Também visitaram a sala analítica, o laboratório de química analítica de solos e o de microbiologia, onde foram recepcionados pelos técnicos Francisco Delvico e Clodoaldo de Souza.
Gabriel Calaça, um dos participantes, ficou impressionado com o que viu. “Essa foi uma saída de campo muito diferente. Conhecemos mais sobre os solos, as plantas. Gostei muito dos laboratórios, especialmente da parte sobre bactérias que fixam nitrogênio. Achei isso fantástico. Espero voltar mais vezes”, relatou. Já Mariana Marques destacou a estação que apresentou plantas e frutos do Cerrado: “Achei os profissionais muito didáticos e preparados”.
João Antônio Gomes, aluno da escola Divina Olímpio, resumiu bem o sentimento dos colegas: “Faz muita diferença ver nos livros e estar aqui, podendo tocar e vivenciar”. Para o professor de História Carloman Porto, que acompanhou o grupo, a visita tem um valor que vai além do conteúdo curricular. “Os jovens compreendem melhor quando estão no local. Além disso, é uma oportunidade de conhecerem diferentes áreas de atuação profissional e, quem sabe, se inspirarem para o futuro”, avaliou. A atividade fez parte de um projeto escolar voltado para o meio ambiente.
Fonte: Juliana Caldas (MTb 4861/DF) – Embrapa Cerrados – Publicado originalmente em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/101058385/estudantes-do-df-e-entorno-visitam-embrapa-cerrados-para-aprender-sobre-o-bioma-e-a-importancia-da-ciencia-na-agricultura