O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (9), o programa Incentiva DF, que busca combater a evasão escolar, incentivando o desenvolvimento da autonomia social dos jovens, além de estimular projetos de vida e fortalecer a convivência familiar e comunitária. Como incentivo, os participantes do projeto ainda recebem uma bolsa social, no valor de R$ 200 mensais.
Presente na inauguração do programa, o governador Ibaneis Rocha destacou que o Incentiva DF é mais uma iniciativa deste governo para transformar a vida dos jovens da capital do país. “É uma pauta muito importante para todos nós, porque somente através do incentivo à juventude e dos estudos é que a gente consegue dar realmente uma transformação tanto para os jovens quanto para suas famílias”, disse.

Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a evasão escolar como um dos desafios enfrentados pelas políticas educacionais. “Um dos maiores problemas que nós vivemos na educação hoje é a questão da evasão escolar, e isso tem que ser combatido exatamente com o incentivo – é o que busca esse programa”, defendeu.
“Não são apenas R$ 200 por mês. Isso pode parecer pouco, mas esse valor dá para suprir a necessidade de um transporte, alguma complementação da renda, fazendo com que esses jovens convivam cada vez mais nesse centro de convivência, para que a gente possa ter, no futuro, crianças e adolescentes dizendo que conseguiram vencer na vida por conta de um programa que foi instalado dentro do Governo do Distrito Federal”, prosseguiu Ibaneis Rocha.
A primeira-dama Mayara Noronha Rocha destacou a importância de investir nos jovens. “O Incentiva DF nasce para investir nos sonhos da juventude, porque tudo acontece na adolescência. É ali que estão a energia, a força de vontade e o que move a nossa vida: os sonhos”, afirmou.
Ampliação
Nesta primeira fase, o Incentiva DF atenderá 650 participantes, contemplando jovens com idades entre 15 e 18 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único, por um período de 12 meses.
O governo trabalha para ampliar para 2 mil pessoas o público-alvo e para 24 meses a duração da iniciativa, no segundo semestre deste ano. Para receber o incentivo será preciso atender aos critérios de permanência, como frequência e participação nas atividades.
“O Incentiva DF vem para mostrar outros horizontes para os nossos jovens. É uma forma de diversificar o leque de oportunidades que eles podem ter, permitindo que sonhem alto e tenham mais chances de se tornarem adultos com mais possibilidades”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Uma das estudantes participantes é Iasmin Santana, 16. A jovem conta que o Incentiva DF irá ajudá-la a ficar mais ativa nos estudos. “É muito bom, porque eu ficava mais em casa e, agora, posso sair para fazer o projeto e ter mais oportunidades, até para entrar no mercado de trabalho. Esse é um assunto que abordamos bastante durante o programa”, contou.
Quem também abraçou a oportunidade foi David Alexandre Rodrigues, 17. O estudante afirma ainda que a bolsa irá ajudar nas despesas. “Fiquei sabendo pela minha mãe: ‘Meu filho, achei uma coisa boa para você; você vai aprender tanto sobre o mercado de trabalho, quanto a socializar com as pessoas’. O programa me tirou de casa, estava muito parado. E, com o dinheiro, estou pensando em ajudar mais em casa, nas despesas”.
DF Social
O programa é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), faz parte do Plano DF Social e é vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo executada pelos Cecons e por organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras.
Os Cecons desempenham um papel estratégico no enfrentamento da evasão escolar, oferecendo atividades socioeducativas que mantêm os jovens engajados com a escola e com o próprio futuro. Nos espaços, os estudantes encontram apoio psicossocial, escuta qualificada e oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e preparação para o mundo do trabalho.
Fonte: Victor Fuzeira, da Agência Brasília , Edição: Carolina Caraballo, Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília