sábado, dezembro 21, 2024
InícioCidadaniaAbóbora: 7 benefícios e como fazer

Abóbora: 7 benefícios e como fazer

A abóbora, ou jerimum, é um legume rico em carotenóides, pigmentos com propriedades fotoprotetoras que protegem a pele contra os raios ultravioleta do sol, ajudando a prevenir o surgimento do câncer de pele.

Por ter ótimas quantidades de carotenóides luteína e zeaxantina, a abóbora também protege os olhos contra os raios UV emitidos pelo sol e contra a luz azul emitida por computadores e telefones celulares, prevenindo a formação de cataratas.

A abóbora varia de tamanho e formato, e os principais tipos são a moranga, a japonesa, a cabotiá e a pescoço, que podem ser usadas com ou sem casca, em preparações como sopas, doces e purês. Além disso, as sementes da abóbora também podem ser consumidas como snack, ou na forma de farinha, em bolos, pães e biscoitos, por exemplo.

Principais benefícios da abóbora

Os principais benefícios do consumo da abóbora para a saúde são:

1. Manter a saúde dos olhos

A abóbora é rica em luteína e zeaxantina, carotenóides com alto poder antioxidante que protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres, mantendo a saúde dos olhos e evitando o surgimento da catarata.

Além disso, os carotenóides presentes na abóbora também protegem os olhos contra os raios ultravioletas do sol e da luz azul emitida por computadores e telefones celular, evitando a degeneração macular,  uma doença relacionada com o envelhecimento que diminui a capacidade da visão. Conheça os sintomas da degeneração macular.

2. Ajudar na perda de peso

A abóbora tem ótimas quantidades de fibras que formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão de alimentos e diminuindo a fome, ajudando, assim, na perda de peso.

Além disso, a abóbora é um legume com poucas calorias e carboidratos, sendo uma opção interessante para se consumir em dietas de emagrecimento. Veja como usar os alimentos com poucos carboidratos para emagrecer.

3. Prevenir a diabetes

Por ter boas quantidades de fibras, a abóbora diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose  no sangue, ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e diabetes.

4. Fortalecer o sistema imunológico

A abóbora é rica em carotenóides, um composto com propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, e evitando, assim, o surgimento de gripes, alergias e resfriados, por exemplo.

5. Ajudar na prevenção do câncer

Por conter alto teor de compostos com propriedades antioxidantes, como betacaroteno e vitamina A, a abóbora ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, ajudando na prevenção de alguns tipos de câncer, como de pulmão, pâncreas, mama e  próstata.

Além disso, os carotenóides presentes na abóbora também ajudam a proteger a pele contra os raios ultravioleta do sol, prevenindo o surgimento do câncer de pele.

6. Combater a prisão de ventre

A abóbora ajuda a combater a prisão de ventre, porque tem ótimas quantidades de fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes.

 7.  Prevenir a pressão alta

A abóbora contém potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e prevenindo, assim, a pressão alta.

Além disso, o potássio favorece a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a controlar a pressão arterial.

Para se obter todos os benefícios da abóbora, é recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividades físicas regularmente

Como usar

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de abóbora, a recomendação diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia.

A abóbora pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser usada em receitas como saladas, purês, bolos, doces, sopas tortas e biscoitos.

Além disso, as sementes da abóbora também podem ser usadas como snacks, para incrementar saladas, ou como farinhas em preparações como bolos, pães e biscoitos. 

Fonte: Tua Saúde

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

spot_img
Deneme Bonusu Veren Sitelercasibomholiganbet girişjojobetcasino siteleriDeneme Bonuslarcasibom girişcasibomcasibom girişcasibomcasicasibomcasibom girişcasibom 726Bonus veren sitelerCasibom 2024 - 2025Canlı BahisBedava deneme bonusucasibom güncel girişcasibomcasibomcasibom
error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat