domingo, fevereiro 15, 2026
InícioArtigosCaio Bonfim quebra recordes na abertura da temporada no Japão

Caio Bonfim quebra recordes na abertura da temporada no Japão

Caio Bonfim deu início à sua temporada internacional de forma promissora neste sábado (15/2), competindo no Campeonato Japonês de Meia Maratona, em Kobe. Embora a competição fosse nacional e, portanto, Caio e outros estrangeiros não disputassem as colocações oficiais, o marchador brasileiro alcançou um marco significativo ao completar a prova de 21,097.5 km em 1h21min44. Este tempo estabelece um novo recorde brasileiro e sul-americano na distância, modalidade que integrará o programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Marca expressiva e projeções futuras

Visivelmente satisfeito com seu desempenho, Caio Bonfim expressou sua alegria pelas redes sociais, destacando o alto nível da competição e a qualidade do percurso em Kobe. “Meia maratona para 1h21min44, isso dá melhor marca brasileira e sul-americana e estamos felizes. O nível aqui é muito alto, muitos atletas, percurso maravilhoso”, declarou. O atleta já volta suas atenções para a próxima etapa, que acontecerá na China em 1º de março, e reafirmou a importância do apoio dos torcedores.

Principal objetivo e a expectativa para o Mundial em Brasília

O grande foco de Caio Bonfim na temporada é o Mundial por Equipes de 2026, que terá como palco Brasília (DF) no dia 12 de abril. Pela primeira vez, o Brasil sediará um evento deste porte na marcha atlética, um momento histórico para o esporte no país. Caio, que reside e treina em Sobradinho (DF), terá a oportunidade de competir em casa. Antes de embarcar para a Ásia, o marchador, aos 34 anos, já havia conquistado seu 15º título da Copa Brasil de Marcha Atlética em Brasília, no dia 25 de janeiro, completando a meia maratona em 1h28min00 no mesmo circuito que será utilizado no Mundial.

Histórico recente e adaptação às novas distâncias

A temporada de 2025 já havia sido marcada por uma estreia internacional em Kobe, onde Caio estabeleceu o recorde brasileiro nos 20 km com o tempo de 1h17min37, ficando próximo do recorde mundial estabelecido pelo japonês Toshikazu Yamanishi (1:16:10). Essa performance prenunciou uma excelente temporada, que culminou com o título mundial dos 20 km e a medalha de prata nos 35 km no Japão, em setembro.

Próximos passos e análise da treinadora

Caio Bonfim permanece no Japão para alguns dias de treinamento com o ídolo local Toshikazu Yamanishi, antes de seguir para a China. A competição em Taicang, no dia 1º de março, é o Grand Prix da China, um evento com selo ouro do Tour Mundial da Marcha Atlética da World Athletics. Gianetti Bonfim, treinadora e mãe de Caio, demonstrou satisfação com o resultado em Kobe, apesar do período de adaptação ao clima, alimentação e fuso horário.

“Aqui, o Caio não aparece nas colocações da prova porque só contam os japoneses. O mais importante é que ele fez 1h21min44, melhor marca brasileira e sul-americana”, ressaltou. Ela também destacou a performance técnica do atleta, que completou a prova “limpo”, sem nenhuma falta, o que a deixou tranquila em relação à sua preparação para o Mundial.

Fonte: Gazeta Esportiva

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttps://jornaldesobradinho.com.br/
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat